Este estudo aponta-se como objetivo geral analisar a relação da relevância das práticas pedagógicas dos professores no processo de alfabetização e letramento na rotina escolar nos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Cumaru-PE. O objeto de estudo levanta-se a dificuldade que os docentes têm para trabalhar um ensino pautado na alfabetização e letramento. Para a construção dessa pesquisa recorremos a um aporte com procedimentos bibliográfico, documental e de campo com uma abordagem qualitativa, através de questionários semiestruturados expostos em quadros. Acredita-se que é executável, realizar a peculiaridade na educação nas turmas de alfabetização, com desempenhos educacionais que apliquem diversas metodologias diante das diversidades das atividades escolares, que proporcionem o amadurecimento da alfabetização quanto o avanço do letramento de cada sujeito, através do qual ele seja capaz de ser o autor de suas mudanças. Dessa forma, os resultados apontaram que as crianças foram bastante receptivas às atividades realizadas, compartilhando um conjunto de situações que envolvem práticas estruturantes e motivadoras para os estudantes em processamento de formação do conhecimento e para a concepção da aquisição através do raciocínio, elementos essenciais para seu desenvolvimento intelectual. O espaço escolar e o docente necessitam descrever habilidades e competências condicionadas as funções sociais pautadas ao aprendizado de ler e escrever de forma contextualizada e direcionada expressivamente a construção do conhecimento do mundo letrado. Além do mais, é necessário fomentar estratégias de leitura, considerando a premissa de que quanto mais se ler, melhor se escreve; pois o processo de escrita requer o desenvolvimento através de contexto unindo a coerência, coesão e clareza, assim a metodologia de ler e escrever necessitam ser contextualizadas e alicerçadas com a realidade dos discentes.