O objetivo deste trabalho é analisar a presença da cultura digital na formação de professores de um curso de Pedagogia de uma Universidade particular no município de São Paulo. A pandemia do coronavírus acelerou o processo de presença e utilização de ferramentas tecnológicas no campo educacional. O processo já existia, mas o contexto pandêmico demonstrou que cultura digital fará parte do processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis educacionais. Neste sentido, faz-se necessário compreender alguns conceitos e algumas ferramentas presentes neste universo desafiador para a maioria dos professores. A cibercultura impõe uma reflexão acerca do uso da tecnologia na educação bem como exige uma observação crítica de sua recepção e utilização. Os cursos de Pedagogia de uma forma geral terão que passar por readequações, pois a relação crítica com a cultura digital deixa evidente que a presença da tecnologia em sala de aula não é a solução para todos os problemas pedagógicos e nem deve ser demonizada como algo que poderá num futuro próximo substituir o trabalho humano. Encontrar o meio termo do bom uso da ferramenta tecnológica na educação é o grande desafio na formação dos futuros profissionais da área educacional. A passagem de uma cultura analógica para uma cultura digital é um desafio premente que exige reflexões urgentes.