Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENHO BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA NO ENSINO DO REINO ANIMAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89019
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2179
    "inscrito_id" => 11201
    "titulo" => "DESENHO BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA NO ENSINO DO REINO ANIMAL"
    "resumo" => "O conhecimento biológico, que inclui o estudo dos animais, é extremamente importante para o entendimento da vida e suas relações. Ele pode ser observado de diversas formas no cotidiano, fato que permite a aplicação de metodologias não-convencionais em sala de aula, como a utilização de desenhos animados. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar o estudo do Reino Animal utilizando o desenho animado “Bob Esponja Calça Quadrada”; a partir da observação de episódios e de pesquisa bibliográfica. Foi notável que a forma com que o desenho apresenta os seus personagens pode ser aplicada como metodologia não-convencional em aulas sobre o Reino Animal, levando a uma abordagem mais lúdica, divertida e interessante, que atraia a atenção discente, já que a maioria dos filos animais são representados. Por exemplo, o Bob Esponja é uma esponja representando o filo Porifera, o Patrick é uma estrela-do-mar do filo Echinodermata, o Lula Molusco e o Gary são, respectivamente, um polvo e um caracol que representam o filo Mollusca e a Sandy é um esquilo do filo Chordata. O seu criador Stephen Hillenburg era biólogo marinho e direcionou muito da Biologia para a criação do desenho. Sua licença poética permitiu inconsistências biológicas que podem ser analisadas também no processo de ensino. Uma única metodologia em sala de aula pode dificultar esse processo, mas a aplicação de estratégias metodológicas com recursos que aproximam os conteúdos da realidade discente é estimulante e facilita a aprendizagem discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID11201_TB2179_28112022194842.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRLA SOUZA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "IRLA"
    "autor_email" => "irlladejesus@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89019
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2179
    "inscrito_id" => 11201
    "titulo" => "DESENHO BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA NO ENSINO DO REINO ANIMAL"
    "resumo" => "O conhecimento biológico, que inclui o estudo dos animais, é extremamente importante para o entendimento da vida e suas relações. Ele pode ser observado de diversas formas no cotidiano, fato que permite a aplicação de metodologias não-convencionais em sala de aula, como a utilização de desenhos animados. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar o estudo do Reino Animal utilizando o desenho animado “Bob Esponja Calça Quadrada”; a partir da observação de episódios e de pesquisa bibliográfica. Foi notável que a forma com que o desenho apresenta os seus personagens pode ser aplicada como metodologia não-convencional em aulas sobre o Reino Animal, levando a uma abordagem mais lúdica, divertida e interessante, que atraia a atenção discente, já que a maioria dos filos animais são representados. Por exemplo, o Bob Esponja é uma esponja representando o filo Porifera, o Patrick é uma estrela-do-mar do filo Echinodermata, o Lula Molusco e o Gary são, respectivamente, um polvo e um caracol que representam o filo Mollusca e a Sandy é um esquilo do filo Chordata. O seu criador Stephen Hillenburg era biólogo marinho e direcionou muito da Biologia para a criação do desenho. Sua licença poética permitiu inconsistências biológicas que podem ser analisadas também no processo de ensino. Uma única metodologia em sala de aula pode dificultar esse processo, mas a aplicação de estratégias metodológicas com recursos que aproximam os conteúdos da realidade discente é estimulante e facilita a aprendizagem discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID11201_TB2179_28112022194842.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRLA SOUZA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "IRLA"
    "autor_email" => "irlladejesus@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O conhecimento biológico, que inclui o estudo dos animais, é extremamente importante para o entendimento da vida e suas relações. Ele pode ser observado de diversas formas no cotidiano, fato que permite a aplicação de metodologias não-convencionais em sala de aula, como a utilização de desenhos animados. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar o estudo do Reino Animal utilizando o desenho animado “Bob Esponja Calça Quadrada”; a partir da observação de episódios e de pesquisa bibliográfica. Foi notável que a forma com que o desenho apresenta os seus personagens pode ser aplicada como metodologia não-convencional em aulas sobre o Reino Animal, levando a uma abordagem mais lúdica, divertida e interessante, que atraia a atenção discente, já que a maioria dos filos animais são representados. Por exemplo, o Bob Esponja é uma esponja representando o filo Porifera, o Patrick é uma estrela-do-mar do filo Echinodermata, o Lula Molusco e o Gary são, respectivamente, um polvo e um caracol que representam o filo Mollusca e a Sandy é um esquilo do filo Chordata. O seu criador Stephen Hillenburg era biólogo marinho e direcionou muito da Biologia para a criação do desenho. Sua licença poética permitiu inconsistências biológicas que podem ser analisadas também no processo de ensino. Uma única metodologia em sala de aula pode dificultar esse processo, mas a aplicação de estratégias metodológicas com recursos que aproximam os conteúdos da realidade discente é estimulante e facilita a aprendizagem discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.