Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89230
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2461
    "inscrito_id" => 13469
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de analisar o uso de recursos audiovisuais no ensino de Língua Portuguesa. Especificamente, busca reconhecer a utilização de recursos audiovisuais como ferramenta para promover análises e discussões em grupos, compreender a eficiência de tais recursos como meios de despertar o interesse pelas aulas e fomentar a participação em sala de aula. Busca ainda identificar quais obras e recursos audiovisuais são mais utilizados pelos professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual Coriolano de Medeiros, em Patos, para a prática pedagógica diariamente. Esta pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação em Cinema e Produção Audiovisual, da Unicorp - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, e foi realizada durantes os meses de agosto e setembro de 2021. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa, em que foi utilizado o método de coleta de dados, através de um formulário online com dez perguntas semiestruturadas, disponibilizado pelo WhatsApp e pelo Facebook, para coleta espontânea de respostas dos professores. Este artigo tem a bibliografia embasada em autores da pedagogia, a exemplo de Paulo Freire (1987) e Sancho (1998), além de autores voltados para os estudos da Linguagem como Travaglia (2003) e Mello (1997), bem como tomou por base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio(2000). Com esta pesquisa, podemos concluir que a utilização de recursos digitais é mais comum a cada dia, e seus resultados reforçam a necessidade de ampliação e melhor proveito de tais meios digitais para aprimorar cada vez mais a educação brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13469_TB2461_04082022102637.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAECE ALVES TORRES JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR"
    "autor_email" => "contato.juniormacena@hotm"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89230
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2461
    "inscrito_id" => 13469
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de analisar o uso de recursos audiovisuais no ensino de Língua Portuguesa. Especificamente, busca reconhecer a utilização de recursos audiovisuais como ferramenta para promover análises e discussões em grupos, compreender a eficiência de tais recursos como meios de despertar o interesse pelas aulas e fomentar a participação em sala de aula. Busca ainda identificar quais obras e recursos audiovisuais são mais utilizados pelos professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual Coriolano de Medeiros, em Patos, para a prática pedagógica diariamente. Esta pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação em Cinema e Produção Audiovisual, da Unicorp - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, e foi realizada durantes os meses de agosto e setembro de 2021. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa, em que foi utilizado o método de coleta de dados, através de um formulário online com dez perguntas semiestruturadas, disponibilizado pelo WhatsApp e pelo Facebook, para coleta espontânea de respostas dos professores. Este artigo tem a bibliografia embasada em autores da pedagogia, a exemplo de Paulo Freire (1987) e Sancho (1998), além de autores voltados para os estudos da Linguagem como Travaglia (2003) e Mello (1997), bem como tomou por base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio(2000). Com esta pesquisa, podemos concluir que a utilização de recursos digitais é mais comum a cada dia, e seus resultados reforçam a necessidade de ampliação e melhor proveito de tais meios digitais para aprimorar cada vez mais a educação brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13469_TB2461_04082022102637.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAECE ALVES TORRES JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR"
    "autor_email" => "contato.juniormacena@hotm"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar o uso de recursos audiovisuais no ensino de Língua Portuguesa. Especificamente, busca reconhecer a utilização de recursos audiovisuais como ferramenta para promover análises e discussões em grupos, compreender a eficiência de tais recursos como meios de despertar o interesse pelas aulas e fomentar a participação em sala de aula. Busca ainda identificar quais obras e recursos audiovisuais são mais utilizados pelos professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual Coriolano de Medeiros, em Patos, para a prática pedagógica diariamente. Esta pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação em Cinema e Produção Audiovisual, da Unicorp - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, e foi realizada durantes os meses de agosto e setembro de 2021. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa, em que foi utilizado o método de coleta de dados, através de um formulário online com dez perguntas semiestruturadas, disponibilizado pelo WhatsApp e pelo Facebook, para coleta espontânea de respostas dos professores. Este artigo tem a bibliografia embasada em autores da pedagogia, a exemplo de Paulo Freire (1987) e Sancho (1998), além de autores voltados para os estudos da Linguagem como Travaglia (2003) e Mello (1997), bem como tomou por base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio(2000). Com esta pesquisa, podemos concluir que a utilização de recursos digitais é mais comum a cada dia, e seus resultados reforçam a necessidade de ampliação e melhor proveito de tais meios digitais para aprimorar cada vez mais a educação brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.