Este trabalho tem o objetivo de analisar o uso de recursos audiovisuais no ensino de Língua Portuguesa. Especificamente, busca reconhecer a utilização de recursos audiovisuais como ferramenta para promover análises e discussões em grupos, compreender a eficiência de tais recursos como meios de despertar o interesse pelas aulas e fomentar a participação em sala de aula. Busca ainda identificar quais obras e recursos audiovisuais são mais utilizados pelos professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual Coriolano de Medeiros, em Patos, para a prática pedagógica diariamente. Esta pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação em Cinema e Produção Audiovisual, da Unicorp - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, e foi realizada durantes os meses de agosto e setembro de 2021. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa, em que foi utilizado o método de coleta de dados, através de um formulário online com dez perguntas semiestruturadas, disponibilizado pelo WhatsApp e pelo Facebook, para coleta espontânea de respostas dos professores. Este artigo tem a bibliografia embasada em autores da pedagogia, a exemplo de Paulo Freire (1987) e Sancho (1998), além de autores voltados para os estudos da Linguagem como Travaglia (2003) e Mello (1997), bem como tomou por base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio(2000). Com esta pesquisa, podemos concluir que a utilização de recursos digitais é mais comum a cada dia, e seus resultados reforçam a necessidade de ampliação e melhor proveito de tais meios digitais para aprimorar cada vez mais a educação brasileira.