Este artigo tem como objetivo ampliar o conhecimento de conceitos e informações para a prática docente no que concerne ao impacto da desinformação no ambiente escolar. No intuito de promover a Educação midiática no processo de ensino e aprendizagem de encontro com tecnologias de informação e comunicação , doravante TICs considerando que muitos dos usuários de comunidades virtuais são também estudantes regulares e aprendizes de línguas adicionais. Para isso essa pesquisa qualitativa de natureza exploratória buscou conceitos atualizados de novas tecnologias que possam extrair metodologias que potencializam o raciocínio lógico, criticidade e análise dos fatos diante de uma desinformação, como é sugerido nas Competências de Informação, doravante , Coinfo ( (ZURKOWSKI). Atendendo a dificuldade de distinguir conteúdos desinformativos (GOLZMAN) considerando a atual conjuntura onde o tempo em tela e em ambientes virtuais tornaram-se mais extensos essa pesquisa explorou conceitos como capitalismo de vigilância (ZUBOFF) e Captologia (FOGG) para compreensão de como as tecnologias persuasivas influenciam negativamente no processo de aquisição da aprendizagem. Diante do exposto e da nocividade da desinformação, essa pesquisa traz dados e resultados parciais que demonstram a necessidade de uma Educação Midiática, e um planejamento pedagógico voltado para as Coinfo assim como versa a Base Nacional Comum Curricular , doravante BNCC sobre a criticidade dessas demandas contra o combate de desinformação no ambiente escolar.