Esse estudo aborda os impactos da pandemia, tendo como espaço empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, com objetivo de compreender como a pandemia do COVID -19, impactou na vida profissional e pessoal dos seus docentes, a partir da sua prática pedagógica no ambiente virtual e a vivência do isolamento social. Participaram da pesquisa duzentos e vinte e três docentes de onze campi: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Pedras de Fogo, Picuí e Sousa que lecionam em diferentes níveis e modalidades de ensino. Nossa perspectiva teórica no contexto das atividades acadêmicas dos docentes do IFPB, teve como base as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS, além da Resolução 28/2020 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB estabelecendo fases de implementação gradual das atividades não presenciais e presenciais; Resolução 29/2020 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB estabelecendo procedimentos para desenvolvimento e registro de Atividades de Ensino Não Presenciais - AENPs, durante o período de suspensão das atividades presenciais, enquanto durasse a situação de pandemia, além de aportes teóricos de Pierre Bourdieu e Zygmunt Bauman. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a técnica do estudo de caso, embora na primeira fase da pesquisa tenhamos utilizado apenas a observação, pois a situação de pandemia não permitia a observação participante, nem a participação observante. Toda pesquisa foi realizada virtualmente, com aplicação do formulário pelo Google forms enviado por meio de um link para os e-mails institucionais dos docentes dos campi participantes. Constatamos que a pandemia do COVID -19 impactou a vida profissional e pessoal dos docentes do IFPB, afetando suas atividades laborais, bem como influenciando diretamente em suas práticas pedagógicas com repercussão em sua saúde física e mental; nas relações interpessoais com os colegas de trabalho, discentes e a família.