Este trabalho discutiu sobre os aspectos fundamentais que compõem uma política de regulação da educação, como as avaliações externas e a accountability educacional; algumas conexões entre estes aspectos; e as suas possíveis implicações – busca de resultados, responsabilização e prestação de contas – para as escolas e os profissionais que atuam nelas. Assim, o objetivo do presente artigo é apresentar os principais elementos constitutivos das políticas de regulação da educação baseadas em medidas de accountability educacional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada por meio de Revisão Sistemática da Literatura, em que foram selecionados os artigos científicos publicados em língua portuguesa por periódicos educacionais, no período de 2013 a 2021, os quais investigaram a accountability educacional como elemento predominante das políticas regulatórias da educação, associada às avaliações externas. Entre os principais resultados destacam-se: as políticas de regulação da educação têm elementos comuns em sua constituição, mas também possuem alguns aspectos que são diferentes. Essas políticas, quando focadas nas avaliações externas, podem gerar contribuições, bem como, limites à avaliação da qualidade da educação pública. E a adoção desse tipo de política provoca implicações para o trabalho docente, como responsabilização e prestação de contas pautadas na busca de resultados.