Este estudo teve como objetivo analisar a expansão dos cursos de licenciatura em Matemática na modalidade a distância, no período de 2010 a 2018. Para tanto, foram considerados os seguintes aspectos: número de vagas e inscritos, taxa de concorrência, evolução do número de ingressantes, taxa de ocupação de vagas, expansão das matrículas, considerando sua categoria administrativa e região geográfica, e situação de vínculo dos estudantes e seu perfil de gênero e etário. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, baseada em microdados do Censo da Educação Superior Brasileira, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), e respaldada em marcos regulatórios da Educação brasileira, como leis e decretos. Também foi realizada pesquisa bibliográfica, embasada em autores que discutem temas como educação superior, educação a distância e formação de professores. Com o resultado, verificou-se uma expressiva ampliação das vagas, que não foi acompanhada na mesma proporção pelos ingressantes, matriculados, e muito menos pelos concluintes, gerando um quadro de vagas ociosas; e também se constatou uma centralidade da oferta no setor privado.