As tecnologias têm estado cada vez mais presentes no âmbito educacional dos estudantes e em sua realidade, com isso, este trabalho traz uma proposta de utilizar esta como forma de contribuição a promoção de um ensino-aprendizagem eficaz dentro da sala de aula, utilizando a plataforma phET com alunos graduandos de uma turma de licenciatura em Química, dessa forma, tem por objetivo mostrar a partir da utilização da plataforma, partindo de uma amostra geral dos simuladores em sua diversidade de temáticas, depois, manuseio, escolhendo um determinado assunto de interesse, e mostrando como é viável através de simulações a utilização deste para melhor compreensão de um determinado assunto. Portanto, para de fato verificar se os alunos obterão uma visão geral e significativa da plataforma, foi aplicado um questionário contendo 5 perguntas, criadas com o auxílio do google forms e enviados aos discentes, todas as perguntas em relação a plataforma, objetivas e subjetivas. Observou-se através das respostas que o simulador contribui de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem. Contudo, despertando o interesse dos alunos e motivando-os a utilizar os simuladores phET, Pois, esta é dinâmica, multidisciplinar, interativa, e, sobretudo, educativa.