A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA E AS PRÁTICAS DOCENTES: CAMINHOS E DESAFIOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89650 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2968 "inscrito_id" => 8620 "titulo" => "A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA E AS PRÁTICAS DOCENTES: CAMINHOS E DESAFIOS" "resumo" => "As mudanças no currículo do Ensino Médio tem sido uma realidade que suscita amplos debates em diversas esferas. Diante desse cenário é essencial refletirmos sobre algumas questões, dentre estas: quais os efeitos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem? De que maneira os profissionais da educação têm vivenciado essas mudanças e qual o reflexo dessas em suas práticas? Mediante problematizações como essas, bem como, visando ampliação dessa temática, pautamo-nos em autores(as) como, Macedo (2014), Kuenzer (2017), Frigotto (2017), Handfas (2017). Para alcançar os objetivos propostos nesse trabalho adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho explicativa e exploratória, para analisar a realidade da implantação e das práticas pedagógicas nas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Dessa forma, para além de buscarmos compreender a estrutura do Ensino Médio na educação estadual hoje, procuramos identificar quais os desafios enfrentados pelo corpo docente das referidas escolas, especialmente os professores de Sociologia. A partir dos dados apresentados, e com as mudanças que houveram no currículo do NEM, muitas áreas tem perdido carga horária para ampliação da parte diversificada. Mudanças essas que tem fragilizado não apenas a consolidação de algumas disciplinas, mas também a identidade do professor, que por muitas vezes acaba por possuir uma carga horária maior de outra disciplina, do que mesmo de sua área de formação. Palavras-chave: Educação Integral, Prática docente, Sociologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8620_TB2968_10082022140130.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALCILENE VITÓRIA BATISTA AIRES" "autor_nome_curto" => "ALCILENE" "autor_email" => "alcilenevitoria@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89650 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2968 "inscrito_id" => 8620 "titulo" => "A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA E AS PRÁTICAS DOCENTES: CAMINHOS E DESAFIOS" "resumo" => "As mudanças no currículo do Ensino Médio tem sido uma realidade que suscita amplos debates em diversas esferas. Diante desse cenário é essencial refletirmos sobre algumas questões, dentre estas: quais os efeitos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem? De que maneira os profissionais da educação têm vivenciado essas mudanças e qual o reflexo dessas em suas práticas? Mediante problematizações como essas, bem como, visando ampliação dessa temática, pautamo-nos em autores(as) como, Macedo (2014), Kuenzer (2017), Frigotto (2017), Handfas (2017). Para alcançar os objetivos propostos nesse trabalho adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho explicativa e exploratória, para analisar a realidade da implantação e das práticas pedagógicas nas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Dessa forma, para além de buscarmos compreender a estrutura do Ensino Médio na educação estadual hoje, procuramos identificar quais os desafios enfrentados pelo corpo docente das referidas escolas, especialmente os professores de Sociologia. A partir dos dados apresentados, e com as mudanças que houveram no currículo do NEM, muitas áreas tem perdido carga horária para ampliação da parte diversificada. Mudanças essas que tem fragilizado não apenas a consolidação de algumas disciplinas, mas também a identidade do professor, que por muitas vezes acaba por possuir uma carga horária maior de outra disciplina, do que mesmo de sua área de formação. Palavras-chave: Educação Integral, Prática docente, Sociologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8620_TB2968_10082022140130.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALCILENE VITÓRIA BATISTA AIRES" "autor_nome_curto" => "ALCILENE" "autor_email" => "alcilenevitoria@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }