Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONTEXTOS RURAIS ALAGOANOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o que a literatura diz sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva em contextos rurais de Alagoas, estado do Nordeste brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, do tipo integrativa, utilizando os descritores “educação especial”, “educação inclusiva”, “pessoa com deficiência”, “pessoas com deficiência”, “educação”, “zona rural”, “contexto rural”, “interior”, “educação de campo”, “população de campo” e “Alagoas”, com as funções AND, OR, É e CONTÉM combinadas de formas diferentes, nas bases de dados dos periódicos da Capes, dos repositórios institucionais da UFAL e da UNEAL, do Google Acadêmico, e da Biblioteca Nacional de Brasília. Nesse ínterim, foram adotados os seguintes critérios de inclusão: 1- que fossem textos científicos; 2- que tratassem especificamente da educação especial na perspectiva da educação inclusiva na zona rural alagoana. Nessa direção, houve mais de 800 trabalhos entre artigos, dissertações e teses, porém apenas 20 incluídos. A partir disso, percebeu-se que existe uma quantidade considerável de material sobre educação especial em contextos rurais, mas não em Alagoas. A maioria dos autores que abordava educação para a população de campo alagoana não considerava as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação habitantes dessa região. Nos trabalhos analisados, muitos desafios são identificados para a inclusão dessa população na escola, principalmente acessibilidade, transporte, investimento em sala de recursos multifuncionais, formação de professores(as), políticas públicas e preconceito. Outro resultado importante é que não há um consenso de nomenclatura sobre educação especial e educação inclusiva. Por fim, notou-se que os dados sobre o assunto ainda são incipientes. Desse modo, a ampliação de pesquisas é indispensável para visibilizar esse público e suas demandas específicas, além de contribuir com novas proposituras de um ambiente educacional inclusivo de fato.

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