Este artigo surgiu a partir de pesquisa de mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus de Humaitá/AM; o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) sob o parecer 5.300.408 e CAAE 54363521.0.0000.5020. O presente estudo é qualitativo e foi realizado através da metodologia bibliográfica com método indutivo, com objetivo de investigar como as redes sociais podem ser usadas pedagogicamente no ensino da Língua Portuguesa, o uso das redes sociais, sua influência na sociedade e a inserção no contexto educacional. Fundamentamos o estudo em diversas fontes bibliográficas como Bagno (2005), Perfeito (2012), Barros, Carmo e Silva (2012), Pires e Amaral (2021), Cardoso e Costa (2022), entre outros. O estudo mostra que as redes sociais estão inseridas no meio educacional e seu uso para fins pedagógicos pode ser apreciado e incentivado. Dentro de cada plataforma podem ser trabalhados diversos conteúdos de língua portuguesa, como a norma culta, variação linguística, ditados populares etc. Por fim, constata-se que nas redes sociais há um crescente número de professores de Português criando perfis a fim de compartilhar conhecimentos nesta área do conhecimento.