A ciência é um processo de investigação cuidadosa e sistemática que resulta na solução de problemas da sociedade. Todavia, a divulgação da mesma ocorre por plataformas desconhecidas por grande parte da população, escrita rebuscada demais e, na maioria das vezes, vista por estudantes do ensino médio como algo mágico e/ou misterioso e bem longe do seu cotidiano. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo apresentar o mundo científico de uma maneira prática e didática para estudantes do ensino médio, bem como torná-los aptos a propagarem tais informações. A proposta teve participação direta de 36 alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e foi dividida em quatro etapas. Primeira etapa: conceitos e aplicabilidade da ciência. Segunda etapa: oficinas de construção do passaporte para o mundo científico (currículo lattes) e realização de cursos de extensão para começar alimentar os seus respectivos currículos. Terceira etapa: foi realizado um evento para os demais alunos do instituto ressaltando o que é ciência, sua importância e aplicabilidade, como também, oficina sobre e como criar um currículo lattes. Quarta etapa: evento sobre ciência que será realizado no IEMA para estudantes do 9° ano do ensino fundamental. A proposta resultou em 36 novos currículos lattes dos estudantes que participaram do trabalho. Esses currículos começaram a ser alimentados com cursos que variaram de 4h, como o de Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o novo coronavírus, até cursos de 120h, como o Epidemiologia e Tecnologias em Saúde. Também como resultados obteve-se o envolvimento de 36 alunos do ensino médio na organização de um evento científico que apresentou o mundo científico de uma maneira prática e didática para 144 estudantes do ensino médio. Além disso, espera-se ainda estudantes do 9° irão conhecer o mundo científico.