Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTRODUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO MUNDO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88806
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1871
    "inscrito_id" => 12379
    "titulo" => "INTRODUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO MUNDO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA DE ENSINO"
    "resumo" => "A ciência é um processo de investigação cuidadosa e sistemática que resulta na solução de problemas da sociedade. Todavia, a divulgação da mesma ocorre por plataformas desconhecidas por grande parte da população, escrita rebuscada demais e, na maioria das vezes, vista por estudantes do ensino médio como algo mágico e/ou misterioso e bem longe do seu cotidiano. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo apresentar o mundo científico de uma maneira prática e didática para estudantes do ensino médio, bem como torná-los aptos a propagarem tais informações. A proposta teve participação direta de 36 alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e foi dividida em quatro etapas. Primeira etapa: conceitos e aplicabilidade da ciência. Segunda etapa: oficinas de construção do passaporte para o mundo científico (currículo lattes) e realização de cursos de extensão para começar alimentar os seus respectivos currículos. Terceira etapa: foi realizado um evento para os demais alunos do instituto ressaltando o que é ciência, sua importância e aplicabilidade, como também, oficina sobre e como criar um currículo lattes. Quarta etapa: evento sobre ciência que será realizado no IEMA para estudantes do 9° ano do ensino fundamental. A proposta resultou em 36 novos currículos lattes dos estudantes que participaram do trabalho. Esses currículos começaram a ser alimentados com cursos que variaram de 4h, como o de Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o novo coronavírus, até cursos de 120h, como o Epidemiologia e Tecnologias em Saúde. Também como resultados obteve-se o envolvimento de 36 alunos do ensino médio na organização de um evento científico que apresentou o mundo científico de uma maneira prática e didática para 144 estudantes do ensino médio. Além disso, espera-se ainda estudantes do 9° irão conhecer o mundo científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12379_TB1871_15072022115633.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "nayarabatistadasilva372@g"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88806
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1871
    "inscrito_id" => 12379
    "titulo" => "INTRODUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO MUNDO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA DE ENSINO"
    "resumo" => "A ciência é um processo de investigação cuidadosa e sistemática que resulta na solução de problemas da sociedade. Todavia, a divulgação da mesma ocorre por plataformas desconhecidas por grande parte da população, escrita rebuscada demais e, na maioria das vezes, vista por estudantes do ensino médio como algo mágico e/ou misterioso e bem longe do seu cotidiano. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo apresentar o mundo científico de uma maneira prática e didática para estudantes do ensino médio, bem como torná-los aptos a propagarem tais informações. A proposta teve participação direta de 36 alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e foi dividida em quatro etapas. Primeira etapa: conceitos e aplicabilidade da ciência. Segunda etapa: oficinas de construção do passaporte para o mundo científico (currículo lattes) e realização de cursos de extensão para começar alimentar os seus respectivos currículos. Terceira etapa: foi realizado um evento para os demais alunos do instituto ressaltando o que é ciência, sua importância e aplicabilidade, como também, oficina sobre e como criar um currículo lattes. Quarta etapa: evento sobre ciência que será realizado no IEMA para estudantes do 9° ano do ensino fundamental. A proposta resultou em 36 novos currículos lattes dos estudantes que participaram do trabalho. Esses currículos começaram a ser alimentados com cursos que variaram de 4h, como o de Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o novo coronavírus, até cursos de 120h, como o Epidemiologia e Tecnologias em Saúde. Também como resultados obteve-se o envolvimento de 36 alunos do ensino médio na organização de um evento científico que apresentou o mundo científico de uma maneira prática e didática para 144 estudantes do ensino médio. Além disso, espera-se ainda estudantes do 9° irão conhecer o mundo científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12379_TB1871_15072022115633.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "nayarabatistadasilva372@g"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A ciência é um processo de investigação cuidadosa e sistemática que resulta na solução de problemas da sociedade. Todavia, a divulgação da mesma ocorre por plataformas desconhecidas por grande parte da população, escrita rebuscada demais e, na maioria das vezes, vista por estudantes do ensino médio como algo mágico e/ou misterioso e bem longe do seu cotidiano. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo apresentar o mundo científico de uma maneira prática e didática para estudantes do ensino médio, bem como torná-los aptos a propagarem tais informações. A proposta teve participação direta de 36 alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e foi dividida em quatro etapas. Primeira etapa: conceitos e aplicabilidade da ciência. Segunda etapa: oficinas de construção do passaporte para o mundo científico (currículo lattes) e realização de cursos de extensão para começar alimentar os seus respectivos currículos. Terceira etapa: foi realizado um evento para os demais alunos do instituto ressaltando o que é ciência, sua importância e aplicabilidade, como também, oficina sobre e como criar um currículo lattes. Quarta etapa: evento sobre ciência que será realizado no IEMA para estudantes do 9° ano do ensino fundamental. A proposta resultou em 36 novos currículos lattes dos estudantes que participaram do trabalho. Esses currículos começaram a ser alimentados com cursos que variaram de 4h, como o de Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o novo coronavírus, até cursos de 120h, como o Epidemiologia e Tecnologias em Saúde. Também como resultados obteve-se o envolvimento de 36 alunos do ensino médio na organização de um evento científico que apresentou o mundo científico de uma maneira prática e didática para 144 estudantes do ensino médio. Além disso, espera-se ainda estudantes do 9° irão conhecer o mundo científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.