Este artigo resulta de uma pesquisa realizada para o componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica III, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. O mesmo, objetiva identificar os princípios pedagógicos da educação popular utilizados no Centro de Educação Popular Assunção – CEPA em seus projetos e elencar as suas práticas educativas. O CEPA é um espaço que acolhe e atua no enfrentamento da exclusão social de crianças, adolescente e jovens na cidade de Caruaru - PE. Para o desenvolvimento desta pesquisa tomamos como aportes teóricos Paludo (2015), Gadotti, (2012) e Freire (1967) para refletirmos sobre as concepções da educação popular. Ancoramos as discussões de práticas educativas a partir de Libânio (2003) e Streck (2006). Dessa forma, utilizamos método de caso alargado com a entrevista semiestruturada, via análise temática e/ou categorial. Os resultados nos mostram que uma aproximação de realidades sociais e comunitárias de crianças e adolescentes com políticas públicas suplementares de dignidade, respeito e ética ao desenvolvimento psicossocial, intelectual e humano de indivíduos considerados vulneráveis socialmente demarcam os princípios da educação popular, e corroboram para a emancipação dos sujeitos possibilitando uma aceitação e sentimento de pertencimento da realidade, na qual estão inseridos. Portanto, as práticas pedagógicas, o diálogo a partir das rodas de contação de história levam o indivíduo a dizer a sua própria palavra (se reconhecer como sujeito social e histórico), a se reconhecer como sujeito que tem voz perante o que está vivenciando/conhecendo/experienciando.