O presente trabalho pretende tratar sobre a linguagem artística musical englobando espaços não formais de educação através do brincar. A metodologia deste trabalho consiste em avaliar a relação entre música e brincadeira no desenvolvimento artístico da criança, com base nas cantigas e brincadeiras regionais, como sugere Carl Orff (1895-1982). Segundo Orff, a expressão rítmico-linguística, a música e o movimento/dança são pedagogicamente inseparáveis. Com isso, consideramos que existe uma forte contribuição da musicalização infantil para outras disciplinas que podem ir para além dos muros da escola. Portanto buscamos responder às seguintes questões: como os espaços não formais podem se converter em espaços educacionais, artísticos e musicais através da brincadeira? Como conceitos básicos da musicalização podem ser aplicados de forma leve e interativa com crianças da educação infantil? Quais os benefícios da música para o processo educativo, bem como para as relações sociais e emocionais das crianças e adultos envolvidos? As diversas formas de arte são fundamentais para o desenvolvimento educacional das crianças, uma vez que são formadoras essenciais para o aprimoramento de seu senso criativo e crítico de mundo.