A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89131 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2329 "inscrito_id" => 14457 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA" "resumo" => "A formação docente é uma temática recorrentemente debatida no cenário da educação brasileira. Diante do histórico das licenciaturas e da formação de professores, a reflexão sobre como ela acontece dentro dos cursos de formação e como enfrenta a relação, muitas vezes, dicotômicas entre os componentes específicos e os pedagógicos se faz necessária. E quando se coloca em tela essa formação nas áreas das Ciências Exatas esse fosso se apresenta ainda mais latente. Nessa perspectiva, esse artigo tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos da Licenciatura em Química sobre as disciplinas pedagógicas na formação docente, tendo como campo de pesquisa o curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Apodi. E como sujeitos pesquisados, os alunos do quinto ao oitavo semestres do referido curso. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, aplicada por meio de questionário enviado por meio eletrônico e analisada a com base nos princípios da análise de conteúdo. Compreendendo as disciplinas do eixo pedagógico como essenciais para o docente em formação, essa pesquisa se justifica pela necessidade de compreensão desse cenário a partir dos olhares desses sujeitos. Os resultados iniciais da pesquisa apontam para uma valorização das disciplinas pedagógicas, em especial, durante a pandemia, funcionando como um balizador do uso de metodologias diferenciadas e complementares, uma realidade vivenciada tanto no período remoto como no presencial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14457_TB2329_30112022154825.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA CRISTINA VIANA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Lhu viana" "autor_email" => "cristina.luana@escolar.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89131 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2329 "inscrito_id" => 14457 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA" "resumo" => "A formação docente é uma temática recorrentemente debatida no cenário da educação brasileira. Diante do histórico das licenciaturas e da formação de professores, a reflexão sobre como ela acontece dentro dos cursos de formação e como enfrenta a relação, muitas vezes, dicotômicas entre os componentes específicos e os pedagógicos se faz necessária. E quando se coloca em tela essa formação nas áreas das Ciências Exatas esse fosso se apresenta ainda mais latente. Nessa perspectiva, esse artigo tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos da Licenciatura em Química sobre as disciplinas pedagógicas na formação docente, tendo como campo de pesquisa o curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Apodi. E como sujeitos pesquisados, os alunos do quinto ao oitavo semestres do referido curso. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, aplicada por meio de questionário enviado por meio eletrônico e analisada a com base nos princípios da análise de conteúdo. Compreendendo as disciplinas do eixo pedagógico como essenciais para o docente em formação, essa pesquisa se justifica pela necessidade de compreensão desse cenário a partir dos olhares desses sujeitos. Os resultados iniciais da pesquisa apontam para uma valorização das disciplinas pedagógicas, em especial, durante a pandemia, funcionando como um balizador do uso de metodologias diferenciadas e complementares, uma realidade vivenciada tanto no período remoto como no presencial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14457_TB2329_30112022154825.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA CRISTINA VIANA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Lhu viana" "autor_email" => "cristina.luana@escolar.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }