A formação docente é uma temática recorrentemente debatida no cenário da educação brasileira. Diante do histórico das licenciaturas e da formação de professores, a reflexão sobre como ela acontece dentro dos cursos de formação e como enfrenta a relação, muitas vezes, dicotômicas entre os componentes específicos e os pedagógicos se faz necessária. E quando se coloca em tela essa formação nas áreas das Ciências Exatas esse fosso se apresenta ainda mais latente. Nessa perspectiva, esse artigo tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos da Licenciatura em Química sobre as disciplinas pedagógicas na formação docente, tendo como campo de pesquisa o curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Apodi. E como sujeitos pesquisados, os alunos do quinto ao oitavo semestres do referido curso. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, aplicada por meio de questionário enviado por meio eletrônico e analisada a com base nos princípios da análise de conteúdo. Compreendendo as disciplinas do eixo pedagógico como essenciais para o docente em formação, essa pesquisa se justifica pela necessidade de compreensão desse cenário a partir dos olhares desses sujeitos. Os resultados iniciais da pesquisa apontam para uma valorização das disciplinas pedagógicas, em especial, durante a pandemia, funcionando como um balizador do uso de metodologias diferenciadas e complementares, uma realidade vivenciada tanto no período remoto como no presencial.