O presente artigo tem por objetivo investigar o processo de implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) na rede pública do estado de São Paulo tendo no horizonte a seguinte problemática: como a Exposição de Motivos da Medida Provisória (MP) nº 746/2016 se transportou para as ações concretas engendradas pelo governo estadual por ocasião da concretização dessa política educacional? Trata-se de um estudo qualitativo de base materialista histórica-dialética, que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental como técnicas de coleta de dados. A pesquisa bibliográfica revelou que a literatura e a produção acadêmica entendem que a Reforma do Ensino Médio em São Paulo se apoia em um tripé composto pelo Currículo Paulista e pelos programas Novotec e Inova Educação. Dialogando com esse resultado, a análise documental revela que as justificativas contidas na Exposição de Motivos se transportaram para as ações do Governo do Estado de São Paulo mediante adaptações necessárias às particularidades e ao contexto da rede, que passava pelos efeitos da Pandemia de COVID-19, mantendo, no entanto, uma perspectiva de alinhamento ao documento em torno de uma lógica neoliberal de educação, proeminente na gestão da política educacional paulista desde os anos 1990.