O presente estudo tem como objeto A caligrafia de Dona Sofia, de André Neves, um livro constituído de uma narrativa, que traz em seu enredo uma coletânea de versos, escritos por vários autores. Esse cenário remete à escola, que busca incessantemente estratégias e recursos para formar leitores. Dessa forma, a pesquisa se justifica por tratar de uma obra que pode contribuir para a apropriação de gêneros textuais, por meio do encontro de uma multiplicidade de gêneros do campo artístico-literários. Nessa perspectiva, estabelecemos como objetivo geral: investigar quais contribuições a obra pode trazer para o ensino dos gêneros literários na sala de aula; e específicos: discorrer sobre os gêneros literários, conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular; apresentar e contextualizar a obra como recurso pedagógico significativo para a leitura literária; analisar as principais características da obra, com foco no entrelace dos gêneros conto e poema e em seus aspectos linguísticos e literários. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizamos: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Nascimento (2018), Turchi (2008), Colomer (2007), entre outros; e análise de conteúdo da 11ª edição da obra, abordando as características do livro, seguida de análise dos gêneros conto e poema, à luz de Sorrenti (2009) e de Antunes (2010). Em conclusão, aponta-se que A caligrafia de Dona Sofia é uma narrativa que se mistura ao texto poético, trazendo a poesia como protagonista de um enredo que convida à leitura e à apreciação de poemas dos mais diversos estilos: clássicos, contemporâneos e até mesmo de autoria anônima. Além do poder de encantar, a análise do texto corrobora a obra como importante recurso pedagógico para o ensino de gêneros literários e, por conseguinte, para a formação de alunos ávidos por ampliar suas experiências em leitura.