A educação em saúde é considerada como um forte instrumento na preparação para alta hospitalar. Considerando as mudanças e as sequelas que ocorrem na vida de uma pessoa após ser acometida por um dano neurológico, a adaptação e a nova rotina de cuidados a saúde são importantes para restabelecer a qualidade de vida. Assim, este estudo apresenta um relato de experiência de profissionais de enfermagem no processo de educação em saúde durante alta hospitalar em uma unidade especializada em tratamento de Acidente Vascular Cerebral agudo de um hospital público em Alagoas. A experiência foi vivenciada no período de setembro de 2021 até maio de 2022. Foram realizadas orientações ao paciente e aos familiares quanto: autocuidado, agendamento e importância do acompanhamento ambulatorial, vigilância aos sinais e sintomas, cuidado e prevenção a lesões por pressão, atenção a alimentação e medicações. Logo, as unidades de internação hospitalar especialmente aquelas que atendem pessoas vítimas de danos neurológicos agudos, representam um espaço de possibilidades não somente para o tratamento da doença mas também como cenário propício de articulação da educação em saúde. Contudo vale ressaltar que para que ocorra a interseção da educação no contexto da saúde é necessário que os profissionais envolvidos na assistência ao paciente atuem de forma multidisciplinar e compreendam a educação como instrumento que faz parte do cuidado ofertado.