O presente trabalho tem como objeto de pesquisa as práticas educacionais no ensino da educação musical na educação infantil, com o objetivo geral de promover práticas pedagógicas no ensino da educação musical, possibilitando as crianças experiências musicais que permitam a expressão do corpo, da criatividade e da identidade. Os objetivos específicos são, possibilitar a exploração dos sons presentes no cotidiano na sala de aula, e os sons que podem ser produzidos pelo corpo, associando a música expandindo suas experiências com o mundo sonoro e musical, proporcionar práticas de expressão corporais livres e direcionadas através da escuta de diferentes gêneros musicais e incentivar a percepção e a criatividade a partir da linguagem musical junto às crianças. A metodologia utilizada na escrita do texto foi bibliográfica, utilizando como referenciais teóricos KEBACH (2013), MAFIOLLET (2001), CUNHA (1999), BRASIL (2008). A linguagem musical é fundamental para a educação infantil, a musicalização permite a criança um rico desenvolvimento no âmbito intelectual e emocional, proporcionando a expressão dessas interações, a música está intrínseca historicamente, culturalmente e socialmente à criança. É necessária que o professor da educação infantil traga para o contexto escolar a linguagem musical atrelada ao contexto histórico-cultural das crianças e dos gêneros musicais apresentados. Ás práticas da educação musical precisam ser incorporadas de forma que proporcione um bom desenvolvimento intelectual e emocional da criança, sendo necessário que o pedagogo possua boa formação no domínio dessa linguagem, e através de sua prática transformar a educação musical, que está presente no ambiente escolar em geral como mecanismo de disciplinarização e marcador de rotina, em uma educação para o desenvolvimento da criatividade, expressão da identidade e do conhecimento musical.