Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88775
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 9486
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O princípio deste estudo visa investigar quais metodologias ativas estão sendo desenvolvidas em práticas pedagógicas, em licenciaturas descritas, em pesquisas de teses dos últimos cinco anos, em programas de educação no Brasil. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo, realizado mediante uma análise de conteúdo, das teses dos últimos 5 anos (2018 a 2022), acerca do tema em questão, encontrados na plataforma BDTD. Mediante as análises, ressalta-se uma reflexão quanto o ensino com base em metodologias ativas, destaca-se possibilidades para os docentes em formação e para os que estão no processo, pensar quanto a elaboração de um planejamento mais democrático e contemporâneo, visto que este assunto ainda necessita ser mais explorado para/no Ensino Superior, no que tange as discussões referente às formações tanto iniciais como continuadas de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9486_TB1685_14072022003206.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA"
    "autor_email" => "alexandranascimentodeandr"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88775
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 9486
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O princípio deste estudo visa investigar quais metodologias ativas estão sendo desenvolvidas em práticas pedagógicas, em licenciaturas descritas, em pesquisas de teses dos últimos cinco anos, em programas de educação no Brasil. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo, realizado mediante uma análise de conteúdo, das teses dos últimos 5 anos (2018 a 2022), acerca do tema em questão, encontrados na plataforma BDTD. Mediante as análises, ressalta-se uma reflexão quanto o ensino com base em metodologias ativas, destaca-se possibilidades para os docentes em formação e para os que estão no processo, pensar quanto a elaboração de um planejamento mais democrático e contemporâneo, visto que este assunto ainda necessita ser mais explorado para/no Ensino Superior, no que tange as discussões referente às formações tanto iniciais como continuadas de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9486_TB1685_14072022003206.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA"
    "autor_email" => "alexandranascimentodeandr"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O princípio deste estudo visa investigar quais metodologias ativas estão sendo desenvolvidas em práticas pedagógicas, em licenciaturas descritas, em pesquisas de teses dos últimos cinco anos, em programas de educação no Brasil. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo, realizado mediante uma análise de conteúdo, das teses dos últimos 5 anos (2018 a 2022), acerca do tema em questão, encontrados na plataforma BDTD. Mediante as análises, ressalta-se uma reflexão quanto o ensino com base em metodologias ativas, destaca-se possibilidades para os docentes em formação e para os que estão no processo, pensar quanto a elaboração de um planejamento mais democrático e contemporâneo, visto que este assunto ainda necessita ser mais explorado para/no Ensino Superior, no que tange as discussões referente às formações tanto iniciais como continuadas de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.