Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PARA ENSINO DE BRIÓFITAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CONDE, PARAÍBA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Um dos grandes problemas enfrentados pelos professores de Biologia é de que forma promover a iniciação de conceitos e práticas científicas e de relacionar esses conceitos a práticas vivenciadas por eles no seu dia a dia. O uso de modelos didáticos feitos de massa de modelar, para ensinar sobre as Briófitas, pode ajudar os alunos a aprenderem as estruturas importantes da planta, seu ciclo de vida de forma lúdica. A criação dos modelos didáticos, se deu pela utilização de massa de modelar para construção do ciclo reprodutivo das briófitas. A turma foi dividida em quatro grupos, sendo 3 grupos com 5 alunos e 1 com quatro. Os grupos receberam papéis que continham impressos, o ciclo reprodutivo da planta e algumas informações importantes para entendimento do conteúdo, tais como partes reprodutivas, nomes das estruturas e funções. os alunos responderam um questionário com perguntas como, “O que são briófitas?’’, “Quais ambientes as briófitas costumam crescer?”, “O que são gametófitos e esporófitos?” e “Quais das duas partes da planta são dependentes nutricionais da outra?”. Todas as questões foram explicadas, quando tiveram dúvidas sobre algo. A utilização de modelos didáticos para ensinar as plantas proporciona uma melhor aprendizagem dos conteúdos, além disso desenvolve habilidades, a criatividade, a construção do conhecimento crítico e científico.

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