Este artigo, resultante de uma dissertação de Mestrado, analisa pressupostos da teoria construtivista piagetiana e avaliação formativa na concepção e prática de professoras da rede pública no município de João Pessoa - PB. Desenvolvido em uma perspectiva qualitativa, o estudo tem como método científico o materialismo histórico, que propõe compreender o fenômeno em seu trajeto, inter-relacionado com outros fenômenos, por meio de uma historização da problemática estudada, pautada na prática e na relação social dos homens. A pesquisa empírica foi realizada com dez professoras do 1º ano do Ensino Fundamental, todas formadas no Curso de Pedagogia, as participantes da pesquisa se classificam como sujeitos que se autodenominam como adeptos das concepções construtivista piagetiana, eclética ou tradicional. A concepção dos sujeitos acerca da teoria construtivista foi analisada à luz do materialismo histórico-dialético, que auxiliou na compreensão do fenômeno em sua totalidade. A pesquisa nos permite destacar os desafios e as contradições na concepção das professoras, assim como a necessidade de uma maior compreensão sobre as teorias da educação, uma vez que o pouco que se sabe acerca dessa teoria se confunde com outros pressupostos teóricos.