Este trabalho tem como finalidade aprofundar os conceitos sobre a educação sexual para adolescentes, sua influência na aprendizagem, e alguns meios de intervenções, com objetivo de fazer um levantamento acerca das principais estratégias utilizadas por psicólogos, buscando analisar as dificuldades enfrentadas e as maneiras mais funcionais de ajuste dos pais e profissionais. Tratar essa questão no sentido de compreendê-la com maior precisão é fator fundamental para o atendimento de qualidade dos adolescentes que estão iniciando a sua vida sexual. Para atingir os objetivos propostos, esta pesquisa se permeia em investigações bibliográficas da literatura presente a respeito do assunto e suas implicações no meio escolar. Os estudos selecionados demonstram que a escola e profissionais de saúde tem um papel importante junto a formação do adolescente. Ao ser orientado o indivíduo tem uma compreensão melhor do funcionamento biológico, reprodutivo e sexual, permitindo assim uma melhor qualidade de vida. A terapia cognitivo comportamental tem se mostrado eficaz em psicoeducação, respeitando a fase de desenvolvimento do adolescente, sendo a terapia um espaço no qual o paciente e o terapeuta sejam coadjuvantes no processo de tratamento. A participação ativa da família e a colaboração da equipe escolar proporcionam um espaço único para o desenvolvimento saudável dos adolescentes que estão inseridos nesse ambiente de aprendizagem e construção de relações.