Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LÍNGUA INGLESA? LÍNGUA FRANCA? LÍNGUA ADICIONAL?: A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS DA LÍNGUA INGLESA EM INTERFACE AOS DOCUMENTOS OFICIAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Ao nos reportarmos ao ensino da língua inglesa no Brasil, vários são os entendimentos acerca desta que emergem nos contextos educacionais. Há contextos que trabalham a língua inglesa como língua franca, outros pensam suas práticas em uma perspectiva de inglês como língua estrangeira, outros como língua adicional. Todas essas nomenclaturas referem-se à mesma língua neste trabalho, a língua inglesa. Contudo, ao optar por uma nomenclatura, optamos também por modos diferentes de ver essa língua, levando em conta aspectos sociais, políticos e culturais que dali emergem. Partindo dessa premissa, o presente trabalho busca: i) compreender os conceitos de língua inglesa presentes em documentos oficiais (BRASIL, 1996, 2005, 2018) e ii) relacionar conceitos que emergem dos documentos analisados com a percepção da prática docente de duas professoras de inglês em contexto do ensino público municipal e de duas professoras de escolas de idiomas. Como vertente metodológica, nossa pesquisa se insere em uma perspectiva qualitativa (MARTINS, 2004; BOGDAN; BIKLEN, 1994) de cunho interpretativo (SOARES, 2006), tendo como base para geração dos dados a análise documental (FLICK, 2009) e relato de experiência (GROLLMUS; TARRÉS, 2015). O viés teórico que orienta a nossa análise se dá por meio dos conceitos abordados por Jordão (2014), Fritzen (2018) e Bailer (2020) em uma perspectiva sociocultural (JOHNSON, 2009). A partir da análise dos dados, pudemos inferir que a escolha por uma nomenclatura específica para se referir à língua inglesa impacta consideravelmente as escolhas metodológicas e pedagógicas docente no contexto escolar. Tal resultado nos leva a refletir sobre a importância da compreensão teórica acerca de termos referentes à língua inglesa, uma vez que estes não são considerados sinônimos, mas sim, termos que se referem à língua inglesa, contudo, com relações políticas, sociais e axiológicas bem definidas, dando uma perspectiva diferente à língua inglesa.

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