Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOPRODUTO - DIVULGAÇÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL DO GEOPARK ARARIPE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90717
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4453
    "inscrito_id" => 17330
    "titulo" => "GEOPRODUTO - DIVULGAÇÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL DO GEOPARK ARARIPE"
    "resumo" => "O programa Geoprodutos Geopark Araripe é uma iniciativa que visa o desenvolvimento sustentável através da promoção da identidade territorial do Geopark Arariep (GA), assim elementos presentes nos geoprodutos são a natureza, a cultura, a religiosidade e demais características da região. Os geoprodutos são oriundos principalmente do artesanato local dada a sua interação com o meio cultural do território. Por ser um programa do desenvolvimento territorial o geoproduto não se limita ao conhecimento cultural de modo que o que se procura com este programa é apresentar aos visitantes do GA produtos que em sua produção seguem princípios sustentáveis, ou seja, que causem o mínimo impacto possível ao meio ambiente.Para atingir este objetivo no início foram selecionados possíveis geoprodutores. Após isto foram realizadas visitas a estes para selecionar dentre seus produtos aqueles que poderiam ser considerados geoprodutos. Após a seleção, houve a necessidade de se compreender o modo como ocorre a produção destes, o que deu início a realização de uma nova etapa de realização do projeto, que é a realização de entrevistas estruturadas com visitas à produção dos geoprodutores. Em situações em que o produtor mostre desconhecimento a respeito de produção sustentável serão apresentados métodos para disseminar valores da preservação ambiental em sua produção, fazendo valer assim princípios da educação ambiental. O geoproduto apresenta-se como uma forma de divulgação da cultura local, visto que seu principal público alvo são os visitantes do Geopark Araripe, em sua maioria turistas de passagem pelo território, assim percebe-se que a cultura local é disseminada por diversas partes. Em razão do trabalho realizado juntamente com os geoprodutores, o programa apresenta-se como mecanismo de educação ambiental tanto na etapa da produção quanto na etapa da comercialização. Devido aos diferentes aspectos do território percebesse que o geoproduto é uma forma de divulgação do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17330_TB4453_01122022203431.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL"
    "autor_email" => "samuel.souza@urca.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90717
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4453
    "inscrito_id" => 17330
    "titulo" => "GEOPRODUTO - DIVULGAÇÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL DO GEOPARK ARARIPE"
    "resumo" => "O programa Geoprodutos Geopark Araripe é uma iniciativa que visa o desenvolvimento sustentável através da promoção da identidade territorial do Geopark Arariep (GA), assim elementos presentes nos geoprodutos são a natureza, a cultura, a religiosidade e demais características da região. Os geoprodutos são oriundos principalmente do artesanato local dada a sua interação com o meio cultural do território. Por ser um programa do desenvolvimento territorial o geoproduto não se limita ao conhecimento cultural de modo que o que se procura com este programa é apresentar aos visitantes do GA produtos que em sua produção seguem princípios sustentáveis, ou seja, que causem o mínimo impacto possível ao meio ambiente.Para atingir este objetivo no início foram selecionados possíveis geoprodutores. Após isto foram realizadas visitas a estes para selecionar dentre seus produtos aqueles que poderiam ser considerados geoprodutos. Após a seleção, houve a necessidade de se compreender o modo como ocorre a produção destes, o que deu início a realização de uma nova etapa de realização do projeto, que é a realização de entrevistas estruturadas com visitas à produção dos geoprodutores. Em situações em que o produtor mostre desconhecimento a respeito de produção sustentável serão apresentados métodos para disseminar valores da preservação ambiental em sua produção, fazendo valer assim princípios da educação ambiental. O geoproduto apresenta-se como uma forma de divulgação da cultura local, visto que seu principal público alvo são os visitantes do Geopark Araripe, em sua maioria turistas de passagem pelo território, assim percebe-se que a cultura local é disseminada por diversas partes. Em razão do trabalho realizado juntamente com os geoprodutores, o programa apresenta-se como mecanismo de educação ambiental tanto na etapa da produção quanto na etapa da comercialização. Devido aos diferentes aspectos do território percebesse que o geoproduto é uma forma de divulgação do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17330_TB4453_01122022203431.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL"
    "autor_email" => "samuel.souza@urca.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O programa Geoprodutos Geopark Araripe é uma iniciativa que visa o desenvolvimento sustentável através da promoção da identidade territorial do Geopark Arariep (GA), assim elementos presentes nos geoprodutos são a natureza, a cultura, a religiosidade e demais características da região. Os geoprodutos são oriundos principalmente do artesanato local dada a sua interação com o meio cultural do território. Por ser um programa do desenvolvimento territorial o geoproduto não se limita ao conhecimento cultural de modo que o que se procura com este programa é apresentar aos visitantes do GA produtos que em sua produção seguem princípios sustentáveis, ou seja, que causem o mínimo impacto possível ao meio ambiente.Para atingir este objetivo no início foram selecionados possíveis geoprodutores. Após isto foram realizadas visitas a estes para selecionar dentre seus produtos aqueles que poderiam ser considerados geoprodutos. Após a seleção, houve a necessidade de se compreender o modo como ocorre a produção destes, o que deu início a realização de uma nova etapa de realização do projeto, que é a realização de entrevistas estruturadas com visitas à produção dos geoprodutores. Em situações em que o produtor mostre desconhecimento a respeito de produção sustentável serão apresentados métodos para disseminar valores da preservação ambiental em sua produção, fazendo valer assim princípios da educação ambiental. O geoproduto apresenta-se como uma forma de divulgação da cultura local, visto que seu principal público alvo são os visitantes do Geopark Araripe, em sua maioria turistas de passagem pelo território, assim percebe-se que a cultura local é disseminada por diversas partes. Em razão do trabalho realizado juntamente com os geoprodutores, o programa apresenta-se como mecanismo de educação ambiental tanto na etapa da produção quanto na etapa da comercialização. Devido aos diferentes aspectos do território percebesse que o geoproduto é uma forma de divulgação do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.