O TEATRO COMO FORMA METODOLOGICA NO ENSINO DE QUÍMICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89137 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2339 "inscrito_id" => 2344 "titulo" => "O TEATRO COMO FORMA METODOLOGICA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Na realidade escolar, é corriqueiro que os estudantes vejam a Química como uma disciplina complicada, chegando a não compreender o conteúdo ministrado em sala de aula. Essa realidade está atrelada a grande parte dos estudantes já que a Química é uma disciplina que envolve teoria e prática para que o processo de ensino seja aprofundado. Dessa forma, é importante variedades em metodologias, para que haja, mais aprofundamento em conteúdos que englobem essa prática metodológica para sanar possíveis dificuldades encontrados durante o processo de ensino-aprendizagem. Sabendo dessa problemática, o Teatro pode ser uma ferramenta que pode auxiliar durante esse processo. O presente trabalho teve como objetivo a interação entre arte e química, nele estimulou-se nos discentes a produção de peças teatrais ligados aos temas: Cinética, Equilíbrio químico e Radiatividade para turma de 2º ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. O trabalho foi dividido em três etapas, onde consistiu em ministração dos conteúdos, observando as possíveis dúvidas e dificuldades do alunado. Em seguida foi exposto a ideia do trabalho e os temas abordados, realizando divisão de equipes para escrita dos enredos de cada apresentação. Vale ressaltar que houve disponibilidade para acompanhamento e orientação nas escritas durante as aulas. Posteriormente, realizou-se as encenações de cada apresentação. Diante disso, pode-se observar que os estudantes tiveram maior compreensão dos conteúdos e entenderam a importância de serem estudados. Pode-se observar também a escrita nos enredos, onde os mesmos trouxeram os conteúdos propostos relacionados ao cotidiano e também a fatos reais, como por exemplo a apresentação sobre o Césio-137. Desta forma, conclui-se que a metodologias foi eficaz, pois além de proporcionar um momento lúdico, os discentes puderam compreender o conteúdo de forma mais clara e leve, e sanando as dificuldades encontradas durante as aulas ministradas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID2344_TB2339_03112022132344.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "ARTHUR SILVA" "autor_email" => "arthur.silva.freitas07@al" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89137 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2339 "inscrito_id" => 2344 "titulo" => "O TEATRO COMO FORMA METODOLOGICA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Na realidade escolar, é corriqueiro que os estudantes vejam a Química como uma disciplina complicada, chegando a não compreender o conteúdo ministrado em sala de aula. Essa realidade está atrelada a grande parte dos estudantes já que a Química é uma disciplina que envolve teoria e prática para que o processo de ensino seja aprofundado. Dessa forma, é importante variedades em metodologias, para que haja, mais aprofundamento em conteúdos que englobem essa prática metodológica para sanar possíveis dificuldades encontrados durante o processo de ensino-aprendizagem. Sabendo dessa problemática, o Teatro pode ser uma ferramenta que pode auxiliar durante esse processo. O presente trabalho teve como objetivo a interação entre arte e química, nele estimulou-se nos discentes a produção de peças teatrais ligados aos temas: Cinética, Equilíbrio químico e Radiatividade para turma de 2º ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. O trabalho foi dividido em três etapas, onde consistiu em ministração dos conteúdos, observando as possíveis dúvidas e dificuldades do alunado. Em seguida foi exposto a ideia do trabalho e os temas abordados, realizando divisão de equipes para escrita dos enredos de cada apresentação. Vale ressaltar que houve disponibilidade para acompanhamento e orientação nas escritas durante as aulas. Posteriormente, realizou-se as encenações de cada apresentação. Diante disso, pode-se observar que os estudantes tiveram maior compreensão dos conteúdos e entenderam a importância de serem estudados. Pode-se observar também a escrita nos enredos, onde os mesmos trouxeram os conteúdos propostos relacionados ao cotidiano e também a fatos reais, como por exemplo a apresentação sobre o Césio-137. Desta forma, conclui-se que a metodologias foi eficaz, pois além de proporcionar um momento lúdico, os discentes puderam compreender o conteúdo de forma mais clara e leve, e sanando as dificuldades encontradas durante as aulas ministradas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID2344_TB2339_03112022132344.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "ARTHUR SILVA" "autor_email" => "arthur.silva.freitas07@al" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }