ESTÁGIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88256 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 414 "inscrito_id" => 10773 "titulo" => "ESTÁGIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS" "resumo" => "O estágio é um componente curricular que integra o processo de ensino e aprendizagem do aluno. É através desta etapa indispensável que o discente tem o primeiro contato com a docência. A justificativa para essa pesquisa se deu a partir da necessidade de se ter a percepção dos discentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo sobre a realização do estágio durante a pandemia. O estudo tem como objetivo discutir as percepções acerca dos aspectos positivos e negativos da realização do estágio na pandemia na forma do ensino remoto. Utilizou – se como metodologia uma abordagem qualitativa, no qual usou – se um questionário via plataforma Google Forms com 5 perguntas relacionadas a realização do estágio durante a pandemia a 24 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e 8 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Apresenta um referencial teórico com os conceitos de estágio e leis a luz de autores que se dedicam a estudar sobre a temática, bem como é regido o estágio na Universidade em que o estudo foi desenvolvido. Nos resultados e discussões apresenta gráficos e tópicos das respostas seguido das compreensões ou tentativas de compreender o que significou o estágio para os licenciandos pesquisados. Conclui – se que o docente em sua atuação pode passar por diversos desafios e que apesar da realização do estágio na modalidade remota não deixou de ser gratificante e que contribuiu para a formação dos discentes pesquisados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10773_TB414_25062022222353.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYNA VICTORYA TOMAZ DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "Layna Victorya" "autor_email" => "victoryasbsb@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88256 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 414 "inscrito_id" => 10773 "titulo" => "ESTÁGIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS" "resumo" => "O estágio é um componente curricular que integra o processo de ensino e aprendizagem do aluno. É através desta etapa indispensável que o discente tem o primeiro contato com a docência. A justificativa para essa pesquisa se deu a partir da necessidade de se ter a percepção dos discentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo sobre a realização do estágio durante a pandemia. O estudo tem como objetivo discutir as percepções acerca dos aspectos positivos e negativos da realização do estágio na pandemia na forma do ensino remoto. Utilizou – se como metodologia uma abordagem qualitativa, no qual usou – se um questionário via plataforma Google Forms com 5 perguntas relacionadas a realização do estágio durante a pandemia a 24 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e 8 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Apresenta um referencial teórico com os conceitos de estágio e leis a luz de autores que se dedicam a estudar sobre a temática, bem como é regido o estágio na Universidade em que o estudo foi desenvolvido. Nos resultados e discussões apresenta gráficos e tópicos das respostas seguido das compreensões ou tentativas de compreender o que significou o estágio para os licenciandos pesquisados. Conclui – se que o docente em sua atuação pode passar por diversos desafios e que apesar da realização do estágio na modalidade remota não deixou de ser gratificante e que contribuiu para a formação dos discentes pesquisados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10773_TB414_25062022222353.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYNA VICTORYA TOMAZ DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "Layna Victorya" "autor_email" => "victoryasbsb@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }