Este artigo apresenta e discute os resultados de um estudo desenvolvido com professores que participaram do projeto aulas digitais executado por uma empresa Google Partner da região norte, em parceria com a Secretaria de educação de Ananindeua-PA. Para tanto, este estudo tem como questão quais os desafios enfrentados na produção de materiais pedagógicos para o ensino remoto por professores que frequentaram os cursos de formação de professores desenvolvidos, em parceria com a SEMED. Como objetivos tivemos identificar desafios enfrentados por docentes da Educação Básica, Anos Iniciais, para a produção de materiais pedagógicos para o ensino remoto e evidenciar avanços a partir dessas produções. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho quanti-qualitativa, tendo um questionário, disponibilizado como formulário eletrônico, para a constituição dos dados empíricos. Os colaboradores foram 20 professores de duas escolas públicas do município de Ananindeua-PA. Os resultados indicam como principais desafios as diversas realidades sobre o acesso às tecnologias por parte dos alunos e a falta de equipamentos. Quanto às dificuldades, sobressaiu a limitação quanto ao acesso à internet e à comunicação com os pais. Como aspectos positivos foram indicados a flexibilidade de horários e atividades e a possibilidade de elaborar e disponibilizar atividades variadas e interativas. Ademais, a participação dos professores no projeto possibilitou a elaboração de materiais pedagógicos nas diferentes ferramentas digitais estudadas, sendo o Google Formulário, o mais usado.