Este trabalho traz o recorte de uma pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado em rede nacional, sendo a Instituição Associada o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Propõe-se um diálogo sobre os determinantes históricos que orientam o ensino médio integrado à educação profissional, consubstanciado nas discussões realizadas pelo Grupo de Pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional Tecnológica do IFMS – Campus Campo Grande. O objetivo é trazer para o debate a organização do ensino e da aprendizagem nessa política educacional, bem como as ações e instrumentos empregados no monitoramento dos egressos. Tomando o contexto histórico da promulgação do Decreto n. 5.154/2004, utilizaremos a concepção materialista da história de Marx e Engels para analisar as alterações do ensino médio integrado, as quais não estão baseadas em ideias, mas em valores materiais e condições econômicas. O questionamento principal que direciona este estudo é: Qual a importância de se estudar o egresso do ensino médio integrado à educação profissional e como os resultados desse monitoramento podem contribuir com a escola para a avaliação e implementação dessa política educacional, bem como para a produção de respostas à sociedade sobre os resultados por ela alcançados, de forma a compassar esta escola com as necessidades da sociedade contemporânea? Por fim, propõe-se uma reflexão sobre o currículo do ensino médio integrado e as possibilidades de sua implementação, a partir dos dados coletados no acompanhamento dos egressos, bem como a existência ou não de instrumentos específicos que contribuam para a realização periódica e eficiente desse monitoramento, de tal modo que promova a fidelização do egresso à instituição de ensino formadora.