Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA DIDÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ESTUDO DOS POLÍMEROS NATURAIS

Palavra-chaves: POLÍMEROS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, , Comunicação Oral (CO) GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85360
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 205
    "inscrito_id" => 32
    "titulo" => """
      ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA \r\n
      DIDÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ESTUDO DOS \r\n
      POLÍMEROS NATURAIS
      """
    "resumo" => "A DISCIPLINA DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA É CONSIDERADA UM GRANDE DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS, A MEIO DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DOS CONTEÚDOS RESULTA NA DESMOTIVAÇÃO COM A DISCIPLINA. NESTE TRABALHO O OBJETIVO FOI ELABORAR UMA AULA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS NATURAIS. PARTICIPARAM DA AULA ALUNOS DA 3° SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL TÉCNICA NO ESTADO DA PARAÍBA TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS EM MODALIDADE REMOTA ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. A AULA FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI IDENTIFICAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS POLÍMEROS NATURAIS. A SEGUNDA ETAPA HOUVE A INTERVENÇÃO E APLICAÇÃO DO CONTEÚDO. E POR ÚLTIMO VERIFICOU-SE O ÍNDICE DE APRENDIZAGEM DA METODOLOGIA APLICADA POR MEIO DE UM DIÁLOGO QUE FOI ABERTO NO FINAL DA AULA ONDE OS ALUNOS PUDERAM INTERAGIR COM PERGUNTAS, CURIOSIDADES E DÚVIDAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DE UMA AULA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESPERTA O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS DISCENTES E MELHORA A FIXAÇÃO E O APRENDIZADO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO TEMA ONDE OS POLÍMEROS NATURAIS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA, PERMITIU GERAR NO ESTUDANTE UM MAIOR INTERESSE PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA, OFERECENDO UMA APRENDIZAGEM MAIS CONTEXTUALIZADA, PROBLEMATIZADORA, DIALOGADA E SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "POLÍMEROS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID32_10032022202727.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAISA KAROLAINE DANTAS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LAISA"
    "autor_email" => "laisadantas1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85360
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 205
    "inscrito_id" => 32
    "titulo" => """
      ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA \r\n
      DIDÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ESTUDO DOS \r\n
      POLÍMEROS NATURAIS
      """
    "resumo" => "A DISCIPLINA DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA É CONSIDERADA UM GRANDE DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS, A MEIO DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DOS CONTEÚDOS RESULTA NA DESMOTIVAÇÃO COM A DISCIPLINA. NESTE TRABALHO O OBJETIVO FOI ELABORAR UMA AULA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS NATURAIS. PARTICIPARAM DA AULA ALUNOS DA 3° SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL TÉCNICA NO ESTADO DA PARAÍBA TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS EM MODALIDADE REMOTA ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. A AULA FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI IDENTIFICAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS POLÍMEROS NATURAIS. A SEGUNDA ETAPA HOUVE A INTERVENÇÃO E APLICAÇÃO DO CONTEÚDO. E POR ÚLTIMO VERIFICOU-SE O ÍNDICE DE APRENDIZAGEM DA METODOLOGIA APLICADA POR MEIO DE UM DIÁLOGO QUE FOI ABERTO NO FINAL DA AULA ONDE OS ALUNOS PUDERAM INTERAGIR COM PERGUNTAS, CURIOSIDADES E DÚVIDAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DE UMA AULA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESPERTA O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS DISCENTES E MELHORA A FIXAÇÃO E O APRENDIZADO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO TEMA ONDE OS POLÍMEROS NATURAIS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA, PERMITIU GERAR NO ESTUDANTE UM MAIOR INTERESSE PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA, OFERECENDO UMA APRENDIZAGEM MAIS CONTEXTUALIZADA, PROBLEMATIZADORA, DIALOGADA E SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "POLÍMEROS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID32_10032022202727.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAISA KAROLAINE DANTAS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LAISA"
    "autor_email" => "laisadantas1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

A DISCIPLINA DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA É CONSIDERADA UM GRANDE DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS, A MEIO DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DOS CONTEÚDOS RESULTA NA DESMOTIVAÇÃO COM A DISCIPLINA. NESTE TRABALHO O OBJETIVO FOI ELABORAR UMA AULA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS NATURAIS. PARTICIPARAM DA AULA ALUNOS DA 3° SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL TÉCNICA NO ESTADO DA PARAÍBA TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS EM MODALIDADE REMOTA ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. A AULA FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI IDENTIFICAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS POLÍMEROS NATURAIS. A SEGUNDA ETAPA HOUVE A INTERVENÇÃO E APLICAÇÃO DO CONTEÚDO. E POR ÚLTIMO VERIFICOU-SE O ÍNDICE DE APRENDIZAGEM DA METODOLOGIA APLICADA POR MEIO DE UM DIÁLOGO QUE FOI ABERTO NO FINAL DA AULA ONDE OS ALUNOS PUDERAM INTERAGIR COM PERGUNTAS, CURIOSIDADES E DÚVIDAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DE UMA AULA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESPERTA O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS DISCENTES E MELHORA A FIXAÇÃO E O APRENDIZADO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO TEMA ONDE OS POLÍMEROS NATURAIS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA, PERMITIU GERAR NO ESTUDANTE UM MAIOR INTERESSE PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA, OFERECENDO UMA APRENDIZAGEM MAIS CONTEXTUALIZADA, PROBLEMATIZADORA, DIALOGADA E SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.