Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ENDOCANABINÓIDE COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE BIOQUÍMICA

Palavra-chaves: SISTEMA ENDOCANABINOICO, BIOQUÍMICA, TEMAS GERADORES, INTERDISCIPLINARIDADE, Comunicação Oral (CO) GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85346
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 191
    "inscrito_id" => 205
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ENDOCANABINÓIDE COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE BIOQUÍMICA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA BUSCOU FACILITAR O ENTENDIMENTO DE CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES, TENDO O SISTEMA ENDOCANABINÓICO COMO TEMA GERADOR, NUMA PERSPECTIVA FREIRIANA. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI TRABALHAR SABERES E VALORES PARA TORNAR OS EDUCANDOS MAIS CRÍTICOS A PARTIR DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BÁSICOS DE BIOQUÍMICA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. A ESTRATÉGIA FOI PLANEJADA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM CONHECIMENTOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA EM CONTEXTOS SOCIAIS. A SEQUÊNCIA FOI DESENVOLVIDA EM 3 AULAS, PENSADAS PARA TRABALHAR O ENTENDIMENTO DO SISTEMA ENDOCANABINOIDE. EM QUE CONSISTE, SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES NO ORGANISMO, ABORDOU TAMBÉM, CONTEXTOS SOCIAIS VIVIDOS PELA MAIORIA DOS ALUNOS. ESSA PESQUISA ENVOLVEU 18 ALUNOS DO PIBID DE QUÍMICA DA UEPB E 3 PROFESSORES ATUANTES NA ÁREA, SENDO AVALIADA COM ÓTIMAS COLOCAÇÕES EM RELAÇÃO A INTERDISCIPLINARIDADE GERADA PELA SEQUÊNCIA, COMO O NO PAPEL SOCIAL PARA ABRIR A MENTE DOS ALUNOS E MOSTRAR QUE A  DESCRIMINALIZAÇÃO EXISTENTE SOBRE OS ESTUDOS SOBRE A FAMÍLIA DE PLANTAS CANNABACEAE FOI CONSTRUÍDA POR TABUS E RACISMO, PELO FATO DE SER ASSOCIADA AOS ESCRAVOS VINDO DA ÁFRICA E POR ASSOCIAÇÃO A OUTRAS DROGAS COMO O ÓPIO, E NÃO POR SEUS VERDADEIROS BENEFÍCIOS A SAÚDE HUMANA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "SISTEMA ENDOCANABINOICO, BIOQUÍMICA, TEMAS GERADORES, INTERDISCIPLINARIDADE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID205_10032022190335.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO FERREIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO "
    "autor_email" => "pauloferreiradebrito@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85346
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 191
    "inscrito_id" => 205
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ENDOCANABINÓIDE COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE BIOQUÍMICA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA BUSCOU FACILITAR O ENTENDIMENTO DE CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES, TENDO O SISTEMA ENDOCANABINÓICO COMO TEMA GERADOR, NUMA PERSPECTIVA FREIRIANA. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI TRABALHAR SABERES E VALORES PARA TORNAR OS EDUCANDOS MAIS CRÍTICOS A PARTIR DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BÁSICOS DE BIOQUÍMICA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. A ESTRATÉGIA FOI PLANEJADA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM CONHECIMENTOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA EM CONTEXTOS SOCIAIS. A SEQUÊNCIA FOI DESENVOLVIDA EM 3 AULAS, PENSADAS PARA TRABALHAR O ENTENDIMENTO DO SISTEMA ENDOCANABINOIDE. EM QUE CONSISTE, SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES NO ORGANISMO, ABORDOU TAMBÉM, CONTEXTOS SOCIAIS VIVIDOS PELA MAIORIA DOS ALUNOS. ESSA PESQUISA ENVOLVEU 18 ALUNOS DO PIBID DE QUÍMICA DA UEPB E 3 PROFESSORES ATUANTES NA ÁREA, SENDO AVALIADA COM ÓTIMAS COLOCAÇÕES EM RELAÇÃO A INTERDISCIPLINARIDADE GERADA PELA SEQUÊNCIA, COMO O NO PAPEL SOCIAL PARA ABRIR A MENTE DOS ALUNOS E MOSTRAR QUE A  DESCRIMINALIZAÇÃO EXISTENTE SOBRE OS ESTUDOS SOBRE A FAMÍLIA DE PLANTAS CANNABACEAE FOI CONSTRUÍDA POR TABUS E RACISMO, PELO FATO DE SER ASSOCIADA AOS ESCRAVOS VINDO DA ÁFRICA E POR ASSOCIAÇÃO A OUTRAS DROGAS COMO O ÓPIO, E NÃO POR SEUS VERDADEIROS BENEFÍCIOS A SAÚDE HUMANA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "SISTEMA ENDOCANABINOICO, BIOQUÍMICA, TEMAS GERADORES, INTERDISCIPLINARIDADE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID205_10032022190335.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO FERREIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO "
    "autor_email" => "pauloferreiradebrito@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

A PRESENTE PESQUISA BUSCOU FACILITAR O ENTENDIMENTO DE CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES, TENDO O SISTEMA ENDOCANABINÓICO COMO TEMA GERADOR, NUMA PERSPECTIVA FREIRIANA. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI TRABALHAR SABERES E VALORES PARA TORNAR OS EDUCANDOS MAIS CRÍTICOS A PARTIR DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BÁSICOS DE BIOQUÍMICA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. A ESTRATÉGIA FOI PLANEJADA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM CONHECIMENTOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA EM CONTEXTOS SOCIAIS. A SEQUÊNCIA FOI DESENVOLVIDA EM 3 AULAS, PENSADAS PARA TRABALHAR O ENTENDIMENTO DO SISTEMA ENDOCANABINOIDE. EM QUE CONSISTE, SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES NO ORGANISMO, ABORDOU TAMBÉM, CONTEXTOS SOCIAIS VIVIDOS PELA MAIORIA DOS ALUNOS. ESSA PESQUISA ENVOLVEU 18 ALUNOS DO PIBID DE QUÍMICA DA UEPB E 3 PROFESSORES ATUANTES NA ÁREA, SENDO AVALIADA COM ÓTIMAS COLOCAÇÕES EM RELAÇÃO A INTERDISCIPLINARIDADE GERADA PELA SEQUÊNCIA, COMO O NO PAPEL SOCIAL PARA ABRIR A MENTE DOS ALUNOS E MOSTRAR QUE A DESCRIMINALIZAÇÃO EXISTENTE SOBRE OS ESTUDOS SOBRE A FAMÍLIA DE PLANTAS CANNABACEAE FOI CONSTRUÍDA POR TABUS E RACISMO, PELO FATO DE SER ASSOCIADA AOS ESCRAVOS VINDO DA ÁFRICA E POR ASSOCIAÇÃO A OUTRAS DROGAS COMO O ÓPIO, E NÃO POR SEUS VERDADEIROS BENEFÍCIOS A SAÚDE HUMANA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.