Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A FUNÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PIBID, LÍNGUA PORTUGUESA, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DOCÊNCIA, Comunicação Oral (CO) GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85198
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 345
    "titulo" => "A FUNÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "COM A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS E O SURGIMENTO DA INTERNET, ENTRAMOS NUMA ERA DIGITAL DESENVOLTA E ARROJADA, NA QUAL ESTAMOS VIVENDO O TEMPO TODO INTERLIGADOS. ESSE ESPAÇO VIRTUAL TEM PERMITIDO NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E UMA MULTIPLICIDADE DE SIGNIFICADOS, QUE EXIGEM DIFERENTES HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA. NA DIREÇÃO DESSAS IDEIAS, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO, INTERMEDIADAS PELA INTERNET, POR EXEMPLO, EXIGEM NOVAS POSSIBLIDADES PEDAGÓGICAS FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PROJETO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA (UEPB/CAMPUS III) NA E.E.E.F ANTENOR NAVARRO, O QUAL OCORREU EM TURMAS DE 6º E 7º ANOS, EM CONTEXTO REMOTO. PARA TANTO, RECORREMOS AOS APORTES TEÓRICOS DE COSSON (2019), ROJO E MOURA (2012), MARCUSCHI (2010) E TAMBÉM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A INTRODUÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, TAIS COMO O GOOGLE MEET, O MENTIMETER, O PADLET E AS REDES SOCIAIS, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, POIS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO “A BELA ADORMECIDA DO SAMBA”, DE SÔNIA ROSA, DESENVOLVEMOS UM TRABALHO PRODUTIVO DE MODO A PROMOVER A EXPANSÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E REFLEXIVA NOS EDUCANDOS. PORTANTO, A EXPERIÊNCIA FOI VALOROSA, UMA VEZ QUE TROUXE REFLEXÕES ENRIQUECEDORAS PARA A NOSSA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE COLABORAR POSITIVAMENTE COM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, SOBRETUDO NO QUE TANGE ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA CAMPO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID, LÍNGUA PORTUGUESA, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DOCÊNCIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA_ID345_01042022132703.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXCIELLY SOARES FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => "CIELLY"
    "autor_email" => "alexcielly.figueiredo@alu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS III"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85198
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 345
    "titulo" => "A FUNÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "COM A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS E O SURGIMENTO DA INTERNET, ENTRAMOS NUMA ERA DIGITAL DESENVOLTA E ARROJADA, NA QUAL ESTAMOS VIVENDO O TEMPO TODO INTERLIGADOS. ESSE ESPAÇO VIRTUAL TEM PERMITIDO NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E UMA MULTIPLICIDADE DE SIGNIFICADOS, QUE EXIGEM DIFERENTES HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA. NA DIREÇÃO DESSAS IDEIAS, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO, INTERMEDIADAS PELA INTERNET, POR EXEMPLO, EXIGEM NOVAS POSSIBLIDADES PEDAGÓGICAS FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PROJETO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA (UEPB/CAMPUS III) NA E.E.E.F ANTENOR NAVARRO, O QUAL OCORREU EM TURMAS DE 6º E 7º ANOS, EM CONTEXTO REMOTO. PARA TANTO, RECORREMOS AOS APORTES TEÓRICOS DE COSSON (2019), ROJO E MOURA (2012), MARCUSCHI (2010) E TAMBÉM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A INTRODUÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, TAIS COMO O GOOGLE MEET, O MENTIMETER, O PADLET E AS REDES SOCIAIS, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, POIS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO “A BELA ADORMECIDA DO SAMBA”, DE SÔNIA ROSA, DESENVOLVEMOS UM TRABALHO PRODUTIVO DE MODO A PROMOVER A EXPANSÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E REFLEXIVA NOS EDUCANDOS. PORTANTO, A EXPERIÊNCIA FOI VALOROSA, UMA VEZ QUE TROUXE REFLEXÕES ENRIQUECEDORAS PARA A NOSSA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE COLABORAR POSITIVAMENTE COM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, SOBRETUDO NO QUE TANGE ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA CAMPO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID, LÍNGUA PORTUGUESA, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DOCÊNCIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA_ID345_01042022132703.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXCIELLY SOARES FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => "CIELLY"
    "autor_email" => "alexcielly.figueiredo@alu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS III"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

COM A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS E O SURGIMENTO DA INTERNET, ENTRAMOS NUMA ERA DIGITAL DESENVOLTA E ARROJADA, NA QUAL ESTAMOS VIVENDO O TEMPO TODO INTERLIGADOS. ESSE ESPAÇO VIRTUAL TEM PERMITIDO NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E UMA MULTIPLICIDADE DE SIGNIFICADOS, QUE EXIGEM DIFERENTES HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA. NA DIREÇÃO DESSAS IDEIAS, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO, INTERMEDIADAS PELA INTERNET, POR EXEMPLO, EXIGEM NOVAS POSSIBLIDADES PEDAGÓGICAS FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PROJETO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA (UEPB/CAMPUS III) NA E.E.E.F ANTENOR NAVARRO, O QUAL OCORREU EM TURMAS DE 6º E 7º ANOS, EM CONTEXTO REMOTO. PARA TANTO, RECORREMOS AOS APORTES TEÓRICOS DE COSSON (2019), ROJO E MOURA (2012), MARCUSCHI (2010) E TAMBÉM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A INTRODUÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, TAIS COMO O GOOGLE MEET, O MENTIMETER, O PADLET E AS REDES SOCIAIS, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, POIS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO “A BELA ADORMECIDA DO SAMBA”, DE SÔNIA ROSA, DESENVOLVEMOS UM TRABALHO PRODUTIVO DE MODO A PROMOVER A EXPANSÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E REFLEXIVA NOS EDUCANDOS. PORTANTO, A EXPERIÊNCIA FOI VALOROSA, UMA VEZ QUE TROUXE REFLEXÕES ENRIQUECEDORAS PARA A NOSSA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE COLABORAR POSITIVAMENTE COM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, SOBRETUDO NO QUE TANGE ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA CAMPO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.