Artigo Anais III CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVIONADO DE LÍNGUA(GENS) NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DESAFIOS E SUPERAÇÕES

Palavra-chaves: RELATO DE EXPERIÊNCIA, ESTÁGIO, ENSINO FUNDAMENTAL II, LÍNGUA PORTUGUESA, Comunicação Oral (CO) GT 04 - Diálogos sobre Formação nas IES e Trabalho Docente desenvolvido nas Escolas de Ensino Básico: vivências e reflexões em diferentes contextos
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83211
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVIONADO DE LÍNGUA(GENS) NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DESAFIOS E SUPERAÇÕES"
    "resumo" => "A CONSTRUÇÃO DOCENTE SE DÁ EM TODA ETAPA DA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO, MAS É A PARTIR DE DISCIPLINAS PRÁTICAS, COMO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, QUE ELE PASSA PELA EXPERIENCIAÇÃO DA PRÁTICA DA SALA DE AULA. ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DE TRÊS LICENCIANDAS EM LETRAS PORTUGUÊS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA(GENS) NO ENSINO FUNDAMENTAL II, DESDE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA AS AULAS, À PRÁTICA DOCENTE EM CONTEXTO REMOTO, EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB. PARA TAL, AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE GERALDI (1997); DOLZ E SCHNEUWLY (2004) E MARCUSCHI (2008), JUNTAMENTE COM OS DOCUMENTOS OFICIAIS NORTEADORES DO ENSINO, FORAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO. AS EXPERIÊNCIAS AQUI RELATADAS SE CONCRETIZARAM A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO, EM QUE FOMOS INSERIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR PARA PROMOVER APRENDIZAGENS AOS ALUNOS E DESENVOLVER NOSSA CONSTRUÇÃO DO “SER DOCENTE”. COM ISSO, TIVEMOS UMA EXPERIÊNCIA DE GRANDE APRENDIZADO, EM QUE OS DESAFIOS E SUPERAÇÕES ESTAVAM PRESENTES NO NOSSO CAMINHO AGINDO COM CONTRIBUIÇÕES NA NOSSA FORMAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Diálogos sobre Formação nas IES e Trabalho Docente desenvolvido nas Escolas de Ensino Básico: vivências e reflexões em diferentes contextos"
    "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, ESTÁGIO, ENSINO FUNDAMENTAL II, LÍNGUA PORTUGUESA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA104_ID175_07102021201440.pdf"
    "created_at" => "2022-01-21 13:17:41"
    "updated_at" => "2022-02-23 09:37:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLECINARA DE FREITAS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLECINARA"
    "autor_email" => "clecinara321@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83211
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVIONADO DE LÍNGUA(GENS) NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DESAFIOS E SUPERAÇÕES"
    "resumo" => "A CONSTRUÇÃO DOCENTE SE DÁ EM TODA ETAPA DA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO, MAS É A PARTIR DE DISCIPLINAS PRÁTICAS, COMO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, QUE ELE PASSA PELA EXPERIENCIAÇÃO DA PRÁTICA DA SALA DE AULA. ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DE TRÊS LICENCIANDAS EM LETRAS PORTUGUÊS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA(GENS) NO ENSINO FUNDAMENTAL II, DESDE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA AS AULAS, À PRÁTICA DOCENTE EM CONTEXTO REMOTO, EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB. PARA TAL, AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE GERALDI (1997); DOLZ E SCHNEUWLY (2004) E MARCUSCHI (2008), JUNTAMENTE COM OS DOCUMENTOS OFICIAIS NORTEADORES DO ENSINO, FORAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO. AS EXPERIÊNCIAS AQUI RELATADAS SE CONCRETIZARAM A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO, EM QUE FOMOS INSERIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR PARA PROMOVER APRENDIZAGENS AOS ALUNOS E DESENVOLVER NOSSA CONSTRUÇÃO DO “SER DOCENTE”. COM ISSO, TIVEMOS UMA EXPERIÊNCIA DE GRANDE APRENDIZADO, EM QUE OS DESAFIOS E SUPERAÇÕES ESTAVAM PRESENTES NO NOSSO CAMINHO AGINDO COM CONTRIBUIÇÕES NA NOSSA FORMAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Diálogos sobre Formação nas IES e Trabalho Docente desenvolvido nas Escolas de Ensino Básico: vivências e reflexões em diferentes contextos"
    "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, ESTÁGIO, ENSINO FUNDAMENTAL II, LÍNGUA PORTUGUESA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA104_ID175_07102021201440.pdf"
    "created_at" => "2022-01-21 13:17:41"
    "updated_at" => "2022-02-23 09:37:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLECINARA DE FREITAS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLECINARA"
    "autor_email" => "clecinara321@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

A CONSTRUÇÃO DOCENTE SE DÁ EM TODA ETAPA DA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO, MAS É A PARTIR DE DISCIPLINAS PRÁTICAS, COMO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, QUE ELE PASSA PELA EXPERIENCIAÇÃO DA PRÁTICA DA SALA DE AULA. ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DE TRÊS LICENCIANDAS EM LETRAS PORTUGUÊS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA(GENS) NO ENSINO FUNDAMENTAL II, DESDE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA AS AULAS, À PRÁTICA DOCENTE EM CONTEXTO REMOTO, EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB. PARA TAL, AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE GERALDI (1997); DOLZ E SCHNEUWLY (2004) E MARCUSCHI (2008), JUNTAMENTE COM OS DOCUMENTOS OFICIAIS NORTEADORES DO ENSINO, FORAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO. AS EXPERIÊNCIAS AQUI RELATADAS SE CONCRETIZARAM A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO, EM QUE FOMOS INSERIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR PARA PROMOVER APRENDIZAGENS AOS ALUNOS E DESENVOLVER NOSSA CONSTRUÇÃO DO “SER DOCENTE”. COM ISSO, TIVEMOS UMA EXPERIÊNCIA DE GRANDE APRENDIZADO, EM QUE OS DESAFIOS E SUPERAÇÕES ESTAVAM PRESENTES NO NOSSO CAMINHO AGINDO COM CONTRIBUIÇÕES NA NOSSA FORMAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.