Artigo Anais III CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

OS PRONOMES DE 1ª E 2ª PESSOAS NA REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO: UM OLHAR SOB A ÓTICA VARIACIONISTA

Palavra-chaves: PRONOMES, (SOCIO)FUNCIONALISMO, VARIAÇÃO, ENSINO, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Ensino Contextual de Gramática
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      CLÁUDIA, CARAS E VEJA. OBJETIVAMOS REFLETIR SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS EM CURSO NO SISTEMA\r\n
      PRONOMINAL BRASILEIRO, TANTO EM RELAÇÃO AO PREENCHIMENTO OU APAGAMENTO DO SUJEITO NA ESTRUTURA\r\n
      LINGUÍSTICA, QUANTO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE REFERÊNCIA (DEFINIÇÃO OU INDEFINIÇÃO DO AGENTE).\r\n
      CONSIDERAR ESSAS ALTERAÇÕES REGIDAS PELO USO É URGENTE PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA, PROPICIANDO UM ENSINO\r\n
      RELEVANTE E JUSTO. DESSE MODO, ALÉM DA REVISÃO DA ABORDAGEM DOS PRONOMES PESSOAIS EM GRAMÁTICAS\r\n
      TRADICIONAIS: CUNHA E CINTRA (2001), ROCHA LIMA (2002), TRAZEMOS PARA DISCUSSÃO ABORDAGENS SOB UMA\r\n
      PERSPECTIVA (SÓCIO)FUNCIONALISTA, RESPALDADOS EM MONTEIRO (1994), CASTILHO (2010), VIEIRA E FREIRE\r\n
      (2012), ENTRE OUTROS. A ANÁLISE EVIDENCIA DIFERENÇAS NO COMPORTAMENTO DOS PRONOMES, CONFORME O\r\n
      REGISTRO SEJA MAIS OU MENOS FORMAL, REVELANDO QUE O GRAU DE MONITORAMENTO DA LINGUAGEM INTERFERE NAS\r\n
      ESCOLHAS DAS FORMAS LINGUÍSTICAS E AINDA QUE AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO E AS INTENÇÕES DISCURSIVAS DO\r\n
      AUTOR TAMBÉM PODEM INFLUENCIAR NAS ESCOLHAS, CONFIRMANDO QUE PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA GRAMÁTICA\r\n
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO OS PRONOMES DE 1ª E 2ª PESSOAS NA REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO, EM TEXTOS JORNALÍSTICOS DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL – ARTIGOS E ENTREVISTAS, EXTRAÍDOS DOS PERIÓDICOS CLÁUDIA, CARAS E VEJA. OBJETIVAMOS REFLETIR SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS EM CURSO NO SISTEMA PRONOMINAL BRASILEIRO, TANTO EM RELAÇÃO AO PREENCHIMENTO OU APAGAMENTO DO SUJEITO NA ESTRUTURA LINGUÍSTICA, QUANTO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE REFERÊNCIA (DEFINIÇÃO OU INDEFINIÇÃO DO AGENTE). CONSIDERAR ESSAS ALTERAÇÕES REGIDAS PELO USO É URGENTE PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA, PROPICIANDO UM ENSINO RELEVANTE E JUSTO. DESSE MODO, ALÉM DA REVISÃO DA ABORDAGEM DOS PRONOMES PESSOAIS EM GRAMÁTICAS TRADICIONAIS: CUNHA E CINTRA (2001), ROCHA LIMA (2002), TRAZEMOS PARA DISCUSSÃO ABORDAGENS SOB UMA PERSPECTIVA (SÓCIO)FUNCIONALISTA, RESPALDADOS EM MONTEIRO (1994), CASTILHO (2010), VIEIRA E FREIRE (2012), ENTRE OUTROS. A ANÁLISE EVIDENCIA DIFERENÇAS NO COMPORTAMENTO DOS PRONOMES, CONFORME O REGISTRO SEJA MAIS OU MENOS FORMAL, REVELANDO QUE O GRAU DE MONITORAMENTO DA LINGUAGEM INTERFERE NAS ESCOLHAS DAS FORMAS LINGUÍSTICAS E AINDA QUE AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO E AS INTENÇÕES DISCURSIVAS DO AUTOR TAMBÉM PODEM INFLUENCIAR NAS ESCOLHAS, CONFIRMANDO QUE PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA GRAMÁTICA É CONSTANTE, GRADUAL E DIRIGIDO PELO DISCURSO.

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