Artigo Anais III CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

O SUBSTANTIVO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA À LUZ DA TEORIA FUNCIONALISTA

Palavra-chaves: FUNCIONALISMO, GRAMÁTICA, INTERAÇÃO, REFLEXÃO, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Ensino Contextual de Gramática
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO OBJETIVA COMPARTILHAR OS RESULTADOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, MAIS PRECISAMENTE OS SUBSTANTIVOS, EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESAS, SE LIGA NA LÍNGUA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LINGUAGEM, 2018 (LD1), DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE ORMUNDO E SINISCALCHI, PLND DE 2020 A 2023 E, TECENDO LINGUAGENS: LÍNGUA PORTUGUESA, 2018 (LD2), TAMBÉM DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE OLIVEIRA E ARAÚJO DO PLND 2020 A 2023. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, FORAM UTILIZADOS OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE NEVES (2011), TRAVLAGLIA (2011), MARCUSHI (2009), KENEDY E MARTELOTTA (2003), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS. DENTRE OS RESULTADOS, APONTAMOS QUE LD1 SE APROXIMA DA ABORDAGEM FUNCIONALISTA AO PROPOR O ESTUDO DO SUBSTANTIVO, ATRAVÉS DE REFLEXÕES EM ATIVIDADES CONTEXTUAIS; EM CONTRAPARTIDA, LD2 TRAZ CONCEITOS E NOMENCLATURAS DE FORMA UNÍVOCA PARA O ALUNADO, SEM CONSIDERAR A INTERAÇÃO E A REFLEXÃO.

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