Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA RELEVANTE NO PIBID

Palavra-chaves: LEITURA E ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência
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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

RESUMO: A leitura e a escrita são primordiais para o aprendizado do aluno e para o desenvolvimento da sua capacidade crítica e reflexiva. Partindo do pressuposto de que através da leitura conseguimos ler o mundo em que vivemos compreendemos e nos entendemos como pessoas, logo a qualidade de vida do cidadão na sociedade atual depende do domínio de sua competência linguística. O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de um projeto de leitura realizado com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes-Patu\RN, com base na obra literária de Eva Furnari, “Operação Risoto”. Trata-se de uma análise, resultado de uma experiência vivenciada através da participação no Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). O desenvolvimento desse projeto surgiu mediante a necessidade de incentivar a prática da leitura e escrita nesses alunos. Escolheu-se essa obra por se tratar de uma história bem humorada e com muitos mistérios, o que faz os leitores se interessarem por ela. A autora conta essa história utilizando-se da linguagem verbal e não verbal, e tudo isso através dos mais variados gêneros textuais. Com a aplicação do projeto concluiu-se que se incentivarmos estes alunos a ler, através da utilização de procedimentos didáticos-pedagógicos elaborados com base no lúdico e na interatividade, despertaremos o interesse pela leitura, aflorando nesses alunos um desenvolvimento de senso mais crítico e participativo, podendo através disso atribuir sentido ao que lê. Desenvolvendo, também a partir da leitura constante de diferentes gêneros textuais, a habilidade da escrita, passando assim a escrever com mais domínio e confiança. Portanto, o docente tem que incentivar a prática de leitura e escrita de diferentes gêneros presentes em seu cotidiano, para que esses alunos possam ser mais atuantes na sociedade, só assim eles conseguirão dialogar e escrever criticamente sobre o que lê ou ver.

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