Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

DA FORMAÇÃO A MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA BIBLIOTECÁRIA.

Palavra-chaves: LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, BIBLIOTECÁRIA Comunicação Oral (CO) Mediação de leitura na Educação Básica
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8130
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 303
    "inscrito_id" => 894
    "titulo" => "DA FORMAÇÃO A MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA BIBLIOTECÁRIA."
    "resumo" => "O objetivo desse estudo é de refletir os resultados advindos do projeto: “As trajetórias formativas de uma bibliotecária e suas contribuições para mediação de leitura” realizado na Escola Estadual Francisco Nunes- Pau dos Ferros/ RN, esse foi concretizado como parte integrante da avaliação da disciplina: “Formação do Leitor e Ensino de Literatura” do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Analisa-se, nesse texto, a voz da bibliotecária flor, sujeito de nosso estudo, mediada por questionário, que a convidou a pensar sobre sua formação continuada, no que concerne as suas contribuições para a mediação de leitura, esses enunciados são correlacionados com nossa observação participante na instituição de ensino, ainda refletimos a aplicação e os resultados do minicurso: “Leitura: Desvendando o prazer, e possibilitando a formação do leitor” enquanto ação transformativa, aplicada a bibliotecária pesquisada. O nosso aporte teórico, estar pautado em Koch e Elias (2009) e Antunes (2003), a respeito do ensino de leitura; Villardi (1999) acerca da formação do leitor; Bortolin e Almeida Júnior (2009) a proposito da biblioteca escolar; García (1999) sobre formação. Baseados nessas discussões e na coleta de dados, buscamos compreender as aportes da formação continuada para a mediação de leitura no contexto escolar. As conclusões nos remetem que a bibliotecária flor não reconhece nenhum momento teórico- prático em sua formação continuada que contribua para sua ação pedagógica na biblioteca, apontando algumas dificuldades para exercer sua função na escola, além de assinalar o minicurso, ação transformativa dessa pesquisa, como importante momento para sua formação leitora e enquanto profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, BIBLIOTECÁRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_14_10_44_idinscrito_894_f143e7597ce6350a9e7e818943a6bca9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARLA"
    "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8130
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 303
    "inscrito_id" => 894
    "titulo" => "DA FORMAÇÃO A MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA BIBLIOTECÁRIA."
    "resumo" => "O objetivo desse estudo é de refletir os resultados advindos do projeto: “As trajetórias formativas de uma bibliotecária e suas contribuições para mediação de leitura” realizado na Escola Estadual Francisco Nunes- Pau dos Ferros/ RN, esse foi concretizado como parte integrante da avaliação da disciplina: “Formação do Leitor e Ensino de Literatura” do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Analisa-se, nesse texto, a voz da bibliotecária flor, sujeito de nosso estudo, mediada por questionário, que a convidou a pensar sobre sua formação continuada, no que concerne as suas contribuições para a mediação de leitura, esses enunciados são correlacionados com nossa observação participante na instituição de ensino, ainda refletimos a aplicação e os resultados do minicurso: “Leitura: Desvendando o prazer, e possibilitando a formação do leitor” enquanto ação transformativa, aplicada a bibliotecária pesquisada. O nosso aporte teórico, estar pautado em Koch e Elias (2009) e Antunes (2003), a respeito do ensino de leitura; Villardi (1999) acerca da formação do leitor; Bortolin e Almeida Júnior (2009) a proposito da biblioteca escolar; García (1999) sobre formação. Baseados nessas discussões e na coleta de dados, buscamos compreender as aportes da formação continuada para a mediação de leitura no contexto escolar. As conclusões nos remetem que a bibliotecária flor não reconhece nenhum momento teórico- prático em sua formação continuada que contribua para sua ação pedagógica na biblioteca, apontando algumas dificuldades para exercer sua função na escola, além de assinalar o minicurso, ação transformativa dessa pesquisa, como importante momento para sua formação leitora e enquanto profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, BIBLIOTECÁRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_14_10_44_idinscrito_894_f143e7597ce6350a9e7e818943a6bca9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARLA"
    "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

O objetivo desse estudo é de refletir os resultados advindos do projeto: “As trajetórias formativas de uma bibliotecária e suas contribuições para mediação de leitura” realizado na Escola Estadual Francisco Nunes- Pau dos Ferros/ RN, esse foi concretizado como parte integrante da avaliação da disciplina: “Formação do Leitor e Ensino de Literatura” do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Analisa-se, nesse texto, a voz da bibliotecária flor, sujeito de nosso estudo, mediada por questionário, que a convidou a pensar sobre sua formação continuada, no que concerne as suas contribuições para a mediação de leitura, esses enunciados são correlacionados com nossa observação participante na instituição de ensino, ainda refletimos a aplicação e os resultados do minicurso: “Leitura: Desvendando o prazer, e possibilitando a formação do leitor” enquanto ação transformativa, aplicada a bibliotecária pesquisada. O nosso aporte teórico, estar pautado em Koch e Elias (2009) e Antunes (2003), a respeito do ensino de leitura; Villardi (1999) acerca da formação do leitor; Bortolin e Almeida Júnior (2009) a proposito da biblioteca escolar; García (1999) sobre formação. Baseados nessas discussões e na coleta de dados, buscamos compreender as aportes da formação continuada para a mediação de leitura no contexto escolar. As conclusões nos remetem que a bibliotecária flor não reconhece nenhum momento teórico- prático em sua formação continuada que contribua para sua ação pedagógica na biblioteca, apontando algumas dificuldades para exercer sua função na escola, além de assinalar o minicurso, ação transformativa dessa pesquisa, como importante momento para sua formação leitora e enquanto profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.