Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS AUXILIARES PARA INTENSIFICAÇÃO DA LEITURA DE TEMAS DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSE GOMES ALVES, PATOS, PB

Palavra-chaves: BIOLOGIA, LINGUAGENS, PARAÍBA Pôster (PO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8032
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1303
    "inscrito_id" => 4314
    "titulo" => "USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS AUXILIARES PARA INTENSIFICAÇÃO DA LEITURA DE TEMAS DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSE GOMES ALVES, PATOS, PB"
    "resumo" => "Introdução: A utilização de recursos auxiliares para leitura, agregados aos métodos de ensino, tem grande importância. O uso dessa prática faz com que a leitura deixe de ser uma atividade monótona, passando a ser menos exaustiva, tornando-a mais prazerosa e agradável. A Biologia possui uma enorme variedade de temas atraentes para o ensino. A leitura como ferramenta inicial de apresentação desses temas permite que a abordagem desses conteúdos seja motivadora e desperte o interesse científico. O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFCG, Subprojeto Biologia/Campus Patos-PB, propõe ações com temáticas de Biologia do Ensino Médio. Por outro lado, a Escola Estadual Prof. José Gomes Alves - PJGA, desperta nossa atenção/preocupação em virtude de apresentar um dos mais baixos valores de Ideb das escolas estaduais de Patos-PB. Objetivo: o objetivo do trabalho foi avaliar a promoção do hábito de leitura de conteúdos voltados à Biologia, utilizando recursos pedagógicos auxiliares. Metodologia: a turma objeto da pesquisa compreendeu 24 alunos do Ensino Médio. Foi aplicado um texto, retirado de uma página web de ciência da internet, para um grupo de voluntários. O referido grupo de alunos, durante cerca de 20 minutos, realizou a leitura do texto. Posteriormente, o texto foi recolhido e o primeiro recurso auxiliar foi colocado em teste, um jogo. O jogo consistia na realização de uma pequena gincana de perguntas e respostas, efetivando o grau de absorção a respeito do assunto exposto no texto. Outro recurso utilizado foi o uso de revistas com conteúdos científicos biológicos. As revistas utilizadas foram doadas pela comunidade acadêmica da UFCG/CSTR. No decorrer da leitura, os alunos escolheram um artigo que lhes chamou atenção, para elaborar uma produção textual com base no mesmo. Resultados: Participaram voluntariamente da pesquisa 22 alunos, o que corresponde a 92% do total. O foco desta ação foi promover a curiosidade dos alunos a respeito de variados temas abordados em revistas de cunho científico. Os alunos participaram, elaborando redações sobre temas biológicos diversos. Foi observado que os estudantes que durante as aulas convencionais eram mais dispersos, foram os que tiveram mais iniciativa na discussão sobre as respostas. Os estudantes envolvidos relataram que participar foi interessante, e a rejeição à prática foi pequena (8%). As ações desenvolvidas com os recursos supra citados na Escola Estadual PJGA instigaram a leitura, promoveram a participação como forma de interação entre os alunos e associaram a leitura com a sustentabilidade. Conclusão: Através dessas observações, podemos concluir que o grupo dos alunos participantes reconheceu a importância do uso de recursos pedagógicos auxiliares para leitura de temas de Biologia na Escola Estadual PJGA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, LINGUAGENS, PARAÍBA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_00_04_42_idinscrito_4314_e7650eccb358624456922557cf6a8314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDELSON DE MEDEIROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JARDELSON MS"
    "autor_email" => "jardelsonmedeirossilva@gm"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8032
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1303
    "inscrito_id" => 4314
    "titulo" => "USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS AUXILIARES PARA INTENSIFICAÇÃO DA LEITURA DE TEMAS DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSE GOMES ALVES, PATOS, PB"
    "resumo" => "Introdução: A utilização de recursos auxiliares para leitura, agregados aos métodos de ensino, tem grande importância. O uso dessa prática faz com que a leitura deixe de ser uma atividade monótona, passando a ser menos exaustiva, tornando-a mais prazerosa e agradável. A Biologia possui uma enorme variedade de temas atraentes para o ensino. A leitura como ferramenta inicial de apresentação desses temas permite que a abordagem desses conteúdos seja motivadora e desperte o interesse científico. O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFCG, Subprojeto Biologia/Campus Patos-PB, propõe ações com temáticas de Biologia do Ensino Médio. Por outro lado, a Escola Estadual Prof. José Gomes Alves - PJGA, desperta nossa atenção/preocupação em virtude de apresentar um dos mais baixos valores de Ideb das escolas estaduais de Patos-PB. Objetivo: o objetivo do trabalho foi avaliar a promoção do hábito de leitura de conteúdos voltados à Biologia, utilizando recursos pedagógicos auxiliares. Metodologia: a turma objeto da pesquisa compreendeu 24 alunos do Ensino Médio. Foi aplicado um texto, retirado de uma página web de ciência da internet, para um grupo de voluntários. O referido grupo de alunos, durante cerca de 20 minutos, realizou a leitura do texto. Posteriormente, o texto foi recolhido e o primeiro recurso auxiliar foi colocado em teste, um jogo. O jogo consistia na realização de uma pequena gincana de perguntas e respostas, efetivando o grau de absorção a respeito do assunto exposto no texto. Outro recurso utilizado foi o uso de revistas com conteúdos científicos biológicos. As revistas utilizadas foram doadas pela comunidade acadêmica da UFCG/CSTR. No decorrer da leitura, os alunos escolheram um artigo que lhes chamou atenção, para elaborar uma produção textual com base no mesmo. Resultados: Participaram voluntariamente da pesquisa 22 alunos, o que corresponde a 92% do total. O foco desta ação foi promover a curiosidade dos alunos a respeito de variados temas abordados em revistas de cunho científico. Os alunos participaram, elaborando redações sobre temas biológicos diversos. Foi observado que os estudantes que durante as aulas convencionais eram mais dispersos, foram os que tiveram mais iniciativa na discussão sobre as respostas. Os estudantes envolvidos relataram que participar foi interessante, e a rejeição à prática foi pequena (8%). As ações desenvolvidas com os recursos supra citados na Escola Estadual PJGA instigaram a leitura, promoveram a participação como forma de interação entre os alunos e associaram a leitura com a sustentabilidade. Conclusão: Através dessas observações, podemos concluir que o grupo dos alunos participantes reconheceu a importância do uso de recursos pedagógicos auxiliares para leitura de temas de Biologia na Escola Estadual PJGA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, LINGUAGENS, PARAÍBA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_00_04_42_idinscrito_4314_e7650eccb358624456922557cf6a8314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDELSON DE MEDEIROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JARDELSON MS"
    "autor_email" => "jardelsonmedeirossilva@gm"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Introdução: A utilização de recursos auxiliares para leitura, agregados aos métodos de ensino, tem grande importância. O uso dessa prática faz com que a leitura deixe de ser uma atividade monótona, passando a ser menos exaustiva, tornando-a mais prazerosa e agradável. A Biologia possui uma enorme variedade de temas atraentes para o ensino. A leitura como ferramenta inicial de apresentação desses temas permite que a abordagem desses conteúdos seja motivadora e desperte o interesse científico. O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFCG, Subprojeto Biologia/Campus Patos-PB, propõe ações com temáticas de Biologia do Ensino Médio. Por outro lado, a Escola Estadual Prof. José Gomes Alves - PJGA, desperta nossa atenção/preocupação em virtude de apresentar um dos mais baixos valores de Ideb das escolas estaduais de Patos-PB. Objetivo: o objetivo do trabalho foi avaliar a promoção do hábito de leitura de conteúdos voltados à Biologia, utilizando recursos pedagógicos auxiliares. Metodologia: a turma objeto da pesquisa compreendeu 24 alunos do Ensino Médio. Foi aplicado um texto, retirado de uma página web de ciência da internet, para um grupo de voluntários. O referido grupo de alunos, durante cerca de 20 minutos, realizou a leitura do texto. Posteriormente, o texto foi recolhido e o primeiro recurso auxiliar foi colocado em teste, um jogo. O jogo consistia na realização de uma pequena gincana de perguntas e respostas, efetivando o grau de absorção a respeito do assunto exposto no texto. Outro recurso utilizado foi o uso de revistas com conteúdos científicos biológicos. As revistas utilizadas foram doadas pela comunidade acadêmica da UFCG/CSTR. No decorrer da leitura, os alunos escolheram um artigo que lhes chamou atenção, para elaborar uma produção textual com base no mesmo. Resultados: Participaram voluntariamente da pesquisa 22 alunos, o que corresponde a 92% do total. O foco desta ação foi promover a curiosidade dos alunos a respeito de variados temas abordados em revistas de cunho científico. Os alunos participaram, elaborando redações sobre temas biológicos diversos. Foi observado que os estudantes que durante as aulas convencionais eram mais dispersos, foram os que tiveram mais iniciativa na discussão sobre as respostas. Os estudantes envolvidos relataram que participar foi interessante, e a rejeição à prática foi pequena (8%). As ações desenvolvidas com os recursos supra citados na Escola Estadual PJGA instigaram a leitura, promoveram a participação como forma de interação entre os alunos e associaram a leitura com a sustentabilidade. Conclusão: Através dessas observações, podemos concluir que o grupo dos alunos participantes reconheceu a importância do uso de recursos pedagógicos auxiliares para leitura de temas de Biologia na Escola Estadual PJGA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.