CABRAL, Ronaldo Vieira et al.. O conhecimento algébrico dos alunos da educação básica. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7537>. Acesso em: 27/11/2024 23:08
A Matemática é uma Ciências que apresenta uma linguagem própria e requer das pessoas um conhecimento típico aos que fazem uso dos seus signos e códigos. O que por sua vez, não necessariamente significa que seja compreendida por todos, o que é uma questão preocupante pois, a sociedade está cercada por números e representações algébricas. Diante do exposto, e a partir das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática-PCNs(BRASIL,1998) e fundamentados nos autores D’AMBROSIO(1996), VYGOTSKY(1998), MOREIRA(2006) surgiu a necessidade de estudar como os alunos estão compreendendo o estuda álgebra e a linguagem matemática. Assim, foi investigado como está o conhecimento algébrico dos alunos e como este interfere na aprendizagem escolar. Com isto, foram alvo da pesquisa alunos de uma escola pública do município de Barra de São Miguel -PB, do 6° ano do ensino fundamental, e constou de um pré-teste, onde foram avaliados os conhecimentos prévios dos alunos. Como também, um estudo dirigido através de unidades didáticas, onde as atividades foram bem planejadas para que o aluno possa investigar e aprender os conhecimentos propostos. A intervenção foi feita usando a metodologia de resolução de atividades em pequenos grupos. Assim, nesse processo, todos eles tinham objetivos em comum, ou seja: aprender a ler o código oficial expresso pela linguagem matemática. Tivemos o cuidado, nesse trabalho investigativo, de não apenas colocar o aluno na situação de ler a linguagem matemática descontextualizada de seu mundo vida. Preocupamo-nos, com a organização e sistematização dos conhecimentos empíricos trazidos por eles de suas experiências vividas. Portanto, os resultados obtidos foram atingidos visto que, a aprendizagem da Álgebra melhorou significante pois, os alunos compreendam as atividades de generalizações como parte integrante da realidade. Finalmente, esperasse que nossos alunos compreendam os diversos conceitos matemáticos, não de forma mecânica, mas que possam operar com eles em outros contextos inclusive a linguagem Matemática é um fator determinante para uma aprendizagem ativa.