Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOLOGIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PSICOLOGIA, CONTRIBUIÇÕES Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7866
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 834
    "inscrito_id" => 4045
    "titulo" => "PSICOLOGIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO"
    "resumo" => "RESUMO: A Psicologia é um campo de saber que está inserido no espaço escolar a fim de contribuir para o processo educativo, de modo que, entre outros, se promova uma emancipação do sujeito por meio das práticas educacionais. Para tanto, a atuação do psicólogo deve ser conhecida/reconhecida por todos que constituem o espaço escolar para que um trabalho coletivo seja possível. O Projeto Político Pedagógico - PPP é o espaço em que os segmentos que estruturam a escola devem se reunir para discutir suas principais necessidades e desenvolver ações que contemplem a diversidade que lhe é inerente.Trata-se portanto de um documento que não deve ser meramente técnico, mas emancipador. Este artigo pretende verificar as contribuições da Psicologia na participação do Projeto Político Pedagógico. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica buscando identificar a intensidade e extensão da prática psicológica no âmbito educacional. Os resultados sugerem que aspectos como a emancipação do sujeito, o trabalho coletivo, a transformação social e a autonomia dos sujeitos são ideias que perpassam e caracterizam esta atuação. O psicólogo escolar está diretamente comprometido com a transformação dos processos educativos objetivando uma educação qualificada, pois o espaço escolar não é somente lugar de aprendizagem, mas torna-se um ambiente onde há uma convivência, ou seja, está além do processo de aprender, há uma construção de vínculos. Apesar de verificada a escassez de publicações relacionando a psicologia e educação no PPP, percebe-se que a importância da psicologia é indiscutível, visto que, ela toma como objetivo a atividade humana e por isso pode fornecer subsídios para a organização do trabalho educativo. Ademais, a atuação do psicólogo pode ser mediadora para a significação dos conflitos e possibilitar o questionamento das relações de poder existentes na gestão escolar. Por fim, a psicologia pode contribuir para o exercício da democracia criando espaços de ação - reflexão e diálogo. Palavras-chave: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PSICOLOGIA - CONTRIBUIÇÕES"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PSICOLOGIA, CONTRIBUIÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_17_48_idinscrito_4045_96f530e882fa6f680fe9313d05ad53d2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLIANY DE ABRANTES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "POLLIANY"
    "autor_email" => "pollianyabrantes_psico@ho"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7866
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 834
    "inscrito_id" => 4045
    "titulo" => "PSICOLOGIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO"
    "resumo" => "RESUMO: A Psicologia é um campo de saber que está inserido no espaço escolar a fim de contribuir para o processo educativo, de modo que, entre outros, se promova uma emancipação do sujeito por meio das práticas educacionais. Para tanto, a atuação do psicólogo deve ser conhecida/reconhecida por todos que constituem o espaço escolar para que um trabalho coletivo seja possível. O Projeto Político Pedagógico - PPP é o espaço em que os segmentos que estruturam a escola devem se reunir para discutir suas principais necessidades e desenvolver ações que contemplem a diversidade que lhe é inerente.Trata-se portanto de um documento que não deve ser meramente técnico, mas emancipador. Este artigo pretende verificar as contribuições da Psicologia na participação do Projeto Político Pedagógico. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica buscando identificar a intensidade e extensão da prática psicológica no âmbito educacional. Os resultados sugerem que aspectos como a emancipação do sujeito, o trabalho coletivo, a transformação social e a autonomia dos sujeitos são ideias que perpassam e caracterizam esta atuação. O psicólogo escolar está diretamente comprometido com a transformação dos processos educativos objetivando uma educação qualificada, pois o espaço escolar não é somente lugar de aprendizagem, mas torna-se um ambiente onde há uma convivência, ou seja, está além do processo de aprender, há uma construção de vínculos. Apesar de verificada a escassez de publicações relacionando a psicologia e educação no PPP, percebe-se que a importância da psicologia é indiscutível, visto que, ela toma como objetivo a atividade humana e por isso pode fornecer subsídios para a organização do trabalho educativo. Ademais, a atuação do psicólogo pode ser mediadora para a significação dos conflitos e possibilitar o questionamento das relações de poder existentes na gestão escolar. Por fim, a psicologia pode contribuir para o exercício da democracia criando espaços de ação - reflexão e diálogo. Palavras-chave: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PSICOLOGIA - CONTRIBUIÇÕES"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PSICOLOGIA, CONTRIBUIÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_17_48_idinscrito_4045_96f530e882fa6f680fe9313d05ad53d2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLIANY DE ABRANTES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "POLLIANY"
    "autor_email" => "pollianyabrantes_psico@ho"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMO: A Psicologia é um campo de saber que está inserido no espaço escolar a fim de contribuir para o processo educativo, de modo que, entre outros, se promova uma emancipação do sujeito por meio das práticas educacionais. Para tanto, a atuação do psicólogo deve ser conhecida/reconhecida por todos que constituem o espaço escolar para que um trabalho coletivo seja possível. O Projeto Político Pedagógico - PPP é o espaço em que os segmentos que estruturam a escola devem se reunir para discutir suas principais necessidades e desenvolver ações que contemplem a diversidade que lhe é inerente.Trata-se portanto de um documento que não deve ser meramente técnico, mas emancipador. Este artigo pretende verificar as contribuições da Psicologia na participação do Projeto Político Pedagógico. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica buscando identificar a intensidade e extensão da prática psicológica no âmbito educacional. Os resultados sugerem que aspectos como a emancipação do sujeito, o trabalho coletivo, a transformação social e a autonomia dos sujeitos são ideias que perpassam e caracterizam esta atuação. O psicólogo escolar está diretamente comprometido com a transformação dos processos educativos objetivando uma educação qualificada, pois o espaço escolar não é somente lugar de aprendizagem, mas torna-se um ambiente onde há uma convivência, ou seja, está além do processo de aprender, há uma construção de vínculos. Apesar de verificada a escassez de publicações relacionando a psicologia e educação no PPP, percebe-se que a importância da psicologia é indiscutível, visto que, ela toma como objetivo a atividade humana e por isso pode fornecer subsídios para a organização do trabalho educativo. Ademais, a atuação do psicólogo pode ser mediadora para a significação dos conflitos e possibilitar o questionamento das relações de poder existentes na gestão escolar. Por fim, a psicologia pode contribuir para o exercício da democracia criando espaços de ação - reflexão e diálogo. Palavras-chave: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PSICOLOGIA - CONTRIBUIÇÕES

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.