Partindo do princípio do direito de todos à educação, bem como do fato de que a área de atuação do pedagogo hoje é bastante abrangente, surgiu a preocupação por conhecer melhor as áreas possíveis de atuação deste profissional, principalmente o ambiente hospitalar, que vem se consolidando como um espaço de atuação de grande importância do pedagogo. Assim, este estudo teve como objetivo identificar quais estratégias e práticas pedagógicas o pedagogo hospitalar utiliza para tornar o hospital um espaço significativo de aprendizagem. A metodologia utilizada na presente pesquisa optou pelo enfoque qualitativo, com a escolha da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Participaram da pesquisa, duas pedagogas que atuam em uma instituição que alberga crianças e adolescentes que estão passando por tratamento de câncer e que por este motivo encontram-se afastados da escola. Os resultados encontrados nos mostraram que a prática vivenciada pela instituição pesquisada diz respeito à Hospitalização Escolarizada e que o fazer pedagógico no ambiente hospitalar é de suma importância, pois traz melhoramentos tanto em relação ao desenvolvimento cognitivo quanto psicológico e físico, promovendo o bem estar daqueles que se encontram tão fragilizados. Apreendemos também que, para que o trabalho pedagógico ocorra de forma bem estruturada existe a necessidade de um planejamento adequado, pensado de forma individual levando em conta as particularidades de cada sujeito ali presente, que possui necessidades e momentos de aprendizagem específicos. Esperamos que o presente trabalho seja a ponta de um fio que levará a discussões mais aprofundadas sobre a importância do pedagogo para atuar em ambiente hospitalar. É claro que para tanto, urge-se a necessidade de uma formação adequada, que proporcione elementos teóricos e práticos próprios deste espaço, para que este profissional tenha subsídios para atuar enquanto pedagogo hospitalar.