Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA HOSPITALAR: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Palavra-chaves: PEDAGOGIA HOSPITALAR, CRIANÇA/ADOLESCENTE HOSPITALIZADA, HOSPITALIZAÇÃO ESCOLARIZADA Comunicação Oral (CO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7741
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1503
    "inscrito_id" => 33196
    "titulo" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ALÉM DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Partindo do princípio do direito de todos à educação, bem como do fato de que a área de atuação do pedagogo hoje é bastante abrangente, surgiu a preocupação por conhecer melhor as áreas possíveis de atuação deste profissional, principalmente o ambiente hospitalar, que vem se consolidando como um espaço de atuação de grande importância do pedagogo. Assim, este estudo teve como objetivo identificar quais estratégias e práticas pedagógicas o pedagogo hospitalar utiliza para tornar o hospital um espaço significativo de aprendizagem. A metodologia utilizada na presente pesquisa optou pelo enfoque qualitativo, com a escolha da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Participaram da pesquisa, duas pedagogas que atuam em uma instituição que alberga crianças e adolescentes que estão passando por tratamento de câncer e que por este motivo encontram-se afastados da escola. Os resultados encontrados nos mostraram que a prática vivenciada pela instituição pesquisada diz respeito à Hospitalização Escolarizada e que o fazer pedagógico no ambiente hospitalar é de suma importância, pois traz melhoramentos tanto em relação ao desenvolvimento cognitivo quanto psicológico e físico, promovendo o bem estar daqueles que se encontram tão fragilizados. Apreendemos também que, para que o trabalho pedagógico ocorra de forma bem estruturada existe a necessidade de um planejamento adequado, pensado de forma individual levando em conta as particularidades de cada sujeito ali presente, que possui necessidades e momentos de aprendizagem específicos. Esperamos que o presente trabalho seja a ponta de um fio que levará a discussões mais aprofundadas sobre a importância do pedagogo para atuar em ambiente hospitalar. É claro que para tanto, urge-se a necessidade de uma formação adequada, que proporcione elementos teóricos e práticos próprios deste espaço, para que este profissional tenha subsídios para atuar enquanto pedagogo hospitalar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR, CRIANÇA/ADOLESCENTE HOSPITALIZADA, HOSPITALIZAÇÃO ESCOLARIZADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_21_05_24_idinscrito_33196_d814c6e0b4a6f82677d1d6d19359e692.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍNA KARLA DE OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍNA SOUZA"
    "autor_email" => "karlaoliver27@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7741
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1503
    "inscrito_id" => 33196
    "titulo" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ALÉM DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Partindo do princípio do direito de todos à educação, bem como do fato de que a área de atuação do pedagogo hoje é bastante abrangente, surgiu a preocupação por conhecer melhor as áreas possíveis de atuação deste profissional, principalmente o ambiente hospitalar, que vem se consolidando como um espaço de atuação de grande importância do pedagogo. Assim, este estudo teve como objetivo identificar quais estratégias e práticas pedagógicas o pedagogo hospitalar utiliza para tornar o hospital um espaço significativo de aprendizagem. A metodologia utilizada na presente pesquisa optou pelo enfoque qualitativo, com a escolha da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Participaram da pesquisa, duas pedagogas que atuam em uma instituição que alberga crianças e adolescentes que estão passando por tratamento de câncer e que por este motivo encontram-se afastados da escola. Os resultados encontrados nos mostraram que a prática vivenciada pela instituição pesquisada diz respeito à Hospitalização Escolarizada e que o fazer pedagógico no ambiente hospitalar é de suma importância, pois traz melhoramentos tanto em relação ao desenvolvimento cognitivo quanto psicológico e físico, promovendo o bem estar daqueles que se encontram tão fragilizados. Apreendemos também que, para que o trabalho pedagógico ocorra de forma bem estruturada existe a necessidade de um planejamento adequado, pensado de forma individual levando em conta as particularidades de cada sujeito ali presente, que possui necessidades e momentos de aprendizagem específicos. Esperamos que o presente trabalho seja a ponta de um fio que levará a discussões mais aprofundadas sobre a importância do pedagogo para atuar em ambiente hospitalar. É claro que para tanto, urge-se a necessidade de uma formação adequada, que proporcione elementos teóricos e práticos próprios deste espaço, para que este profissional tenha subsídios para atuar enquanto pedagogo hospitalar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR, CRIANÇA/ADOLESCENTE HOSPITALIZADA, HOSPITALIZAÇÃO ESCOLARIZADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_21_05_24_idinscrito_33196_d814c6e0b4a6f82677d1d6d19359e692.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍNA KARLA DE OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍNA SOUZA"
    "autor_email" => "karlaoliver27@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Partindo do princípio do direito de todos à educação, bem como do fato de que a área de atuação do pedagogo hoje é bastante abrangente, surgiu a preocupação por conhecer melhor as áreas possíveis de atuação deste profissional, principalmente o ambiente hospitalar, que vem se consolidando como um espaço de atuação de grande importância do pedagogo. Assim, este estudo teve como objetivo identificar quais estratégias e práticas pedagógicas o pedagogo hospitalar utiliza para tornar o hospital um espaço significativo de aprendizagem. A metodologia utilizada na presente pesquisa optou pelo enfoque qualitativo, com a escolha da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Participaram da pesquisa, duas pedagogas que atuam em uma instituição que alberga crianças e adolescentes que estão passando por tratamento de câncer e que por este motivo encontram-se afastados da escola. Os resultados encontrados nos mostraram que a prática vivenciada pela instituição pesquisada diz respeito à Hospitalização Escolarizada e que o fazer pedagógico no ambiente hospitalar é de suma importância, pois traz melhoramentos tanto em relação ao desenvolvimento cognitivo quanto psicológico e físico, promovendo o bem estar daqueles que se encontram tão fragilizados. Apreendemos também que, para que o trabalho pedagógico ocorra de forma bem estruturada existe a necessidade de um planejamento adequado, pensado de forma individual levando em conta as particularidades de cada sujeito ali presente, que possui necessidades e momentos de aprendizagem específicos. Esperamos que o presente trabalho seja a ponta de um fio que levará a discussões mais aprofundadas sobre a importância do pedagogo para atuar em ambiente hospitalar. É claro que para tanto, urge-se a necessidade de uma formação adequada, que proporcione elementos teóricos e práticos próprios deste espaço, para que este profissional tenha subsídios para atuar enquanto pedagogo hospitalar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.