Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE INSETOS EM AULAS PRÁTICAS DE ENTOMOLOGIA E COMO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, ENTOMOLOGIA, APRENDIZADO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7694
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1899
    "inscrito_id" => 3182
    "titulo" => "O USO DE INSETOS EM AULAS PRÁTICAS DE ENTOMOLOGIA E COMO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "No Brasil o modelo tradicional de ensino é muito utilizado por educadores nas nossas escolas de Ensino Fundamental e o ensino de Ciências naturais ainda é muito livresco, sendo as aulas práticas uma alternativa para superar esta tradição. O estudo dos insetos faz parte do conteúdo abordado em várias disciplinas presentes na matriz curricular do ensino fundamental, médio e superior, e a utilização de insetos em aulas de Ciências contribui para o conhecimento desta Classe, pois muitos invertebrados são confundidos com insetos, e, também, para diminuir as características repulsivas associadas a esses organismos, podendo, ainda, promover a Educação Ambiental. Dessa forma, o objetivo do nosso trabalho foi analisar a contribuição da aula prática de Entomologia como alternativa didática na aula de Ciências e para a Educação Ambiental. Para isso, quatro aulas foram ministradas numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos, localizada no município de João Pessoa. Primeiramente uma avaliação prévia foi feita com os alunos, por meio de diálogo e questionamentos para que as concepções que eles tinham sobre os insetos, fosse conhecida. Eles demonstraram repulsa por insetos e completo desconhecimento sobre a Classe, isso foi provado por um cartaz que os alunos confeccionaram, onde eles tinham que escolher gravuras de insetos, mas no cartaz haviam muitos bichos que não são insetos, como, aranha, lagarto, peixe, vermes, entre outros. Posteriormente, o conteúdo foi passado de forma lúdica, expositiva e prática, onde os alunos puderam conhecer sobre a importância dos insetos para o Meio Ambiente, e ver insetos de perto reconhecendo as partes do seu corpo e estruturas. Na ultima aula outra avaliação foi feita semelhante à primeira, onde os alunos construíram outro cartaz com gravuras, desta vez os animais que eles escolheram foram apenas insetos. Pudemos observar que a concepção e a ideia dos alunos sobre os insetos mudou de forma significativa, comprovando que aulas práticas e lúdicas são mais eficazes para a formação e aprendizado satisfatório dos alunos, por serem mais interessantes e despertarem a curiosidade dos mesmos. E os insetos podem ser aliados na Educação Ambiental, já que eles prestam serviços únicos à Natureza, sendo necessária sua proteção e consequentemente, a manutenção e preservação de seu habitat natural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, ENTOMOLOGIA, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_14_56_57_idinscrito_3182_db9174f10f1b36945e275c6d4fabda3a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRISA LUNAR PATRÍCIO TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "BRISA"
    "autor_email" => "b.brisalunar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7694
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1899
    "inscrito_id" => 3182
    "titulo" => "O USO DE INSETOS EM AULAS PRÁTICAS DE ENTOMOLOGIA E COMO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "No Brasil o modelo tradicional de ensino é muito utilizado por educadores nas nossas escolas de Ensino Fundamental e o ensino de Ciências naturais ainda é muito livresco, sendo as aulas práticas uma alternativa para superar esta tradição. O estudo dos insetos faz parte do conteúdo abordado em várias disciplinas presentes na matriz curricular do ensino fundamental, médio e superior, e a utilização de insetos em aulas de Ciências contribui para o conhecimento desta Classe, pois muitos invertebrados são confundidos com insetos, e, também, para diminuir as características repulsivas associadas a esses organismos, podendo, ainda, promover a Educação Ambiental. Dessa forma, o objetivo do nosso trabalho foi analisar a contribuição da aula prática de Entomologia como alternativa didática na aula de Ciências e para a Educação Ambiental. Para isso, quatro aulas foram ministradas numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos, localizada no município de João Pessoa. Primeiramente uma avaliação prévia foi feita com os alunos, por meio de diálogo e questionamentos para que as concepções que eles tinham sobre os insetos, fosse conhecida. Eles demonstraram repulsa por insetos e completo desconhecimento sobre a Classe, isso foi provado por um cartaz que os alunos confeccionaram, onde eles tinham que escolher gravuras de insetos, mas no cartaz haviam muitos bichos que não são insetos, como, aranha, lagarto, peixe, vermes, entre outros. Posteriormente, o conteúdo foi passado de forma lúdica, expositiva e prática, onde os alunos puderam conhecer sobre a importância dos insetos para o Meio Ambiente, e ver insetos de perto reconhecendo as partes do seu corpo e estruturas. Na ultima aula outra avaliação foi feita semelhante à primeira, onde os alunos construíram outro cartaz com gravuras, desta vez os animais que eles escolheram foram apenas insetos. Pudemos observar que a concepção e a ideia dos alunos sobre os insetos mudou de forma significativa, comprovando que aulas práticas e lúdicas são mais eficazes para a formação e aprendizado satisfatório dos alunos, por serem mais interessantes e despertarem a curiosidade dos mesmos. E os insetos podem ser aliados na Educação Ambiental, já que eles prestam serviços únicos à Natureza, sendo necessária sua proteção e consequentemente, a manutenção e preservação de seu habitat natural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, ENTOMOLOGIA, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_14_56_57_idinscrito_3182_db9174f10f1b36945e275c6d4fabda3a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRISA LUNAR PATRÍCIO TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "BRISA"
    "autor_email" => "b.brisalunar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

No Brasil o modelo tradicional de ensino é muito utilizado por educadores nas nossas escolas de Ensino Fundamental e o ensino de Ciências naturais ainda é muito livresco, sendo as aulas práticas uma alternativa para superar esta tradição. O estudo dos insetos faz parte do conteúdo abordado em várias disciplinas presentes na matriz curricular do ensino fundamental, médio e superior, e a utilização de insetos em aulas de Ciências contribui para o conhecimento desta Classe, pois muitos invertebrados são confundidos com insetos, e, também, para diminuir as características repulsivas associadas a esses organismos, podendo, ainda, promover a Educação Ambiental. Dessa forma, o objetivo do nosso trabalho foi analisar a contribuição da aula prática de Entomologia como alternativa didática na aula de Ciências e para a Educação Ambiental. Para isso, quatro aulas foram ministradas numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos, localizada no município de João Pessoa. Primeiramente uma avaliação prévia foi feita com os alunos, por meio de diálogo e questionamentos para que as concepções que eles tinham sobre os insetos, fosse conhecida. Eles demonstraram repulsa por insetos e completo desconhecimento sobre a Classe, isso foi provado por um cartaz que os alunos confeccionaram, onde eles tinham que escolher gravuras de insetos, mas no cartaz haviam muitos bichos que não são insetos, como, aranha, lagarto, peixe, vermes, entre outros. Posteriormente, o conteúdo foi passado de forma lúdica, expositiva e prática, onde os alunos puderam conhecer sobre a importância dos insetos para o Meio Ambiente, e ver insetos de perto reconhecendo as partes do seu corpo e estruturas. Na ultima aula outra avaliação foi feita semelhante à primeira, onde os alunos construíram outro cartaz com gravuras, desta vez os animais que eles escolheram foram apenas insetos. Pudemos observar que a concepção e a ideia dos alunos sobre os insetos mudou de forma significativa, comprovando que aulas práticas e lúdicas são mais eficazes para a formação e aprendizado satisfatório dos alunos, por serem mais interessantes e despertarem a curiosidade dos mesmos. E os insetos podem ser aliados na Educação Ambiental, já que eles prestam serviços únicos à Natureza, sendo necessária sua proteção e consequentemente, a manutenção e preservação de seu habitat natural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.