GOMES, Kennedy Ferreira et al.. . Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6882>. Acesso em: 27/11/2024 21:28
Álgebra em toda parteKennedy Ferreira GomesUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)kennedy.fg@hotmail.comThamiris Duarte TemoteoUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)thamirisduartetemoteo@gmail.comDaiana de França SousaUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)daiana.de2010@bol.com.brMaria Bianca Oliveira FernandesUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)biancafernandes3f@gmail.comSão perceptíveis as dificuldades apresentadas pela maioria dos alunos do Ensino Fundamental se tratando da compreensão e aplicação correta de problemas do dia-a-dia relacionados aos conteúdos estudados em Cálculos Algébricos. Sem a interligação do conteúdo abordado em sala e a realidade do aluno, a Matemática se torna apenas uma disciplina de cálculos e técnicas para resolver exercícios. Sabemos que a escola hoje tem um papel de formar cidadãos, então esse ensino deve ter uma atenção voltada para a aplicabilidade nas relações humanas enquanto ciência, para que isso se concretize o professor deve ter como base metodologias que levem o aluno a perceber que o conteúdo estudado está presente em seu cotidiano, nas mais diversas situações. Tentando diminuir a distância entre o conteúdo e o cotidiano do educando, este projeto teve como finalidade estimular o pensamento matemático dos alunos além de relacioná-la com situações reais presentes no dia-a-dia. O público alvo foi os alunos do 8° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete localizada na cidade de São José de Piranhas – PB. O projeto foi desenvolvido num período de quatro semanas contando com o auxílio de materiais didáticos diversos, como folhas, pincel, quadro branco, livro didático, datashow, cartolina, calculadora, entre outros. De início, foram feitas leituras de anúncios e publicações em revistas e jornais, para identificar expressões algébricas, posteriormente houve a discussão e interpretação do que foi visto, a fim de formular e solucionar os problemas, abordamos também a história do conteúdo com o intuito de saber como surgiu e se desenvolveu tais conhecimentos. Por fim, foi realizada uma atividade lúdica sendo confeccionados cartões com expressões algébricas para os alunos realizarem as operações matemáticas pedidas, o que estimulou a participação dos discentes, favorecendo uma melhor compreensão do conteúdo. Percebeu-se que houve um avançado rendimento dos mesmos em relação à aprendizagem do tema, por proporcionar uma construção e formulação de conceitos matemáticos e do desenvolvimento do pensamento lógico dedutivo. Quando os alunos são instigados a trabalhar com a matemática da qual a reconhecem em meio social, percebe-se um melhor aproveitamento da disciplina em relação aos conteúdos estudados, consequentemente ela passa a se tornar prazerosa e atrativa. Palavras chave: Aprendizagem, conhecimento, matemática.