Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM O POEMA: O RETRATO DOS AVÓS DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, POESIA Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7614
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1545
    "inscrito_id" => 441
    "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM O POEMA: O RETRATO DOS AVÓS DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO"
    "resumo" => "No âmbito do Ensino Médio, a presença da literatura tem se restringido a um viés essencialmente historicista e informativo que é reproduzido pelo currículo, o livro didático e o professor. Em lugar da leitura efetiva do texto, segue-se uma sucessão de estudos biográficos dos autores, memorização de características e quadros comparativos de diferentes escolas literárias. Além desse aspecto, a literatura tem enfrentado um crescente distanciamento da Língua Portuguesa, como se ambas fossem disciplinas à parte, o que é bastante preocupante, uma vez que a linguagem é objeto de estudo das duas. Nesse sentido, o presente trabalho centra-se em uma experiência de leitura com o poema: O retrato dos avós do poeta paraibano Sérgio de Castro Pinto. Entendemos que a escolha de um autor contemporâneo e ausente dos manuais didáticos que privilegiam poetas do centro sul do Brasil, pode ser um caminho a ser explorado na sala de aula através da poesia, um gênero ainda marginalizado pela escola em relação à narrativa. Através de metodologias cuja leitura, debate, discussão e reflexão, tornam-se o foco do ensino da literatura, podemos mostrar ao educando que ela pode ser agradável. Sendo assim, relataremos uma experiência de leitura que ocorreu em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Objetivamos assim, perceber de que forma o letramento literário pode ser atrelado ao ensino de literatura enquanto prática social. Os resultados alcançados evidenciaram que mudanças na prática pedagógica pode despertar o interesse dos alunos pela leitura literária. Para tanto, tecemos nossas discussões nas teorias de: Brito (1995), Cosson (2006), Silva (2009) e Riolfi (2008)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, POESIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_23_38_44_idinscrito_441_42fee886609fd1b2e2356f65e7d0e89f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA SANTANA"
    "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7614
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1545
    "inscrito_id" => 441
    "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM O POEMA: O RETRATO DOS AVÓS DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO"
    "resumo" => "No âmbito do Ensino Médio, a presença da literatura tem se restringido a um viés essencialmente historicista e informativo que é reproduzido pelo currículo, o livro didático e o professor. Em lugar da leitura efetiva do texto, segue-se uma sucessão de estudos biográficos dos autores, memorização de características e quadros comparativos de diferentes escolas literárias. Além desse aspecto, a literatura tem enfrentado um crescente distanciamento da Língua Portuguesa, como se ambas fossem disciplinas à parte, o que é bastante preocupante, uma vez que a linguagem é objeto de estudo das duas. Nesse sentido, o presente trabalho centra-se em uma experiência de leitura com o poema: O retrato dos avós do poeta paraibano Sérgio de Castro Pinto. Entendemos que a escolha de um autor contemporâneo e ausente dos manuais didáticos que privilegiam poetas do centro sul do Brasil, pode ser um caminho a ser explorado na sala de aula através da poesia, um gênero ainda marginalizado pela escola em relação à narrativa. Através de metodologias cuja leitura, debate, discussão e reflexão, tornam-se o foco do ensino da literatura, podemos mostrar ao educando que ela pode ser agradável. Sendo assim, relataremos uma experiência de leitura que ocorreu em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Objetivamos assim, perceber de que forma o letramento literário pode ser atrelado ao ensino de literatura enquanto prática social. Os resultados alcançados evidenciaram que mudanças na prática pedagógica pode despertar o interesse dos alunos pela leitura literária. Para tanto, tecemos nossas discussões nas teorias de: Brito (1995), Cosson (2006), Silva (2009) e Riolfi (2008)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, POESIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_23_38_44_idinscrito_441_42fee886609fd1b2e2356f65e7d0e89f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA SANTANA"
    "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

No âmbito do Ensino Médio, a presença da literatura tem se restringido a um viés essencialmente historicista e informativo que é reproduzido pelo currículo, o livro didático e o professor. Em lugar da leitura efetiva do texto, segue-se uma sucessão de estudos biográficos dos autores, memorização de características e quadros comparativos de diferentes escolas literárias. Além desse aspecto, a literatura tem enfrentado um crescente distanciamento da Língua Portuguesa, como se ambas fossem disciplinas à parte, o que é bastante preocupante, uma vez que a linguagem é objeto de estudo das duas. Nesse sentido, o presente trabalho centra-se em uma experiência de leitura com o poema: O retrato dos avós do poeta paraibano Sérgio de Castro Pinto. Entendemos que a escolha de um autor contemporâneo e ausente dos manuais didáticos que privilegiam poetas do centro sul do Brasil, pode ser um caminho a ser explorado na sala de aula através da poesia, um gênero ainda marginalizado pela escola em relação à narrativa. Através de metodologias cuja leitura, debate, discussão e reflexão, tornam-se o foco do ensino da literatura, podemos mostrar ao educando que ela pode ser agradável. Sendo assim, relataremos uma experiência de leitura que ocorreu em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Objetivamos assim, perceber de que forma o letramento literário pode ser atrelado ao ensino de literatura enquanto prática social. Os resultados alcançados evidenciaram que mudanças na prática pedagógica pode despertar o interesse dos alunos pela leitura literária. Para tanto, tecemos nossas discussões nas teorias de: Brito (1995), Cosson (2006), Silva (2009) e Riolfi (2008).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.