AZEVEDO, Rosângela Da Silva. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7934>. Acesso em: 27/11/2024 21:46
Resumo: Ao nos perguntarmos sobre como deve ser a educação das crianças, visto que é preciso educá-las para se tornarem pessoas independentes e não só para exercer uma profissão futuramente no mercado de trabalho, nos questionamos se há um meio para isso. Mediante tal questionamento o presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a concepção rousseauniana da educação. Tendo, a maneira que o filosofo define uma educação ideal pra que o aluno seja educado de uma forma não tendenciosa por parte da sociedade que desde que se entende como tal vem desenvolvendo meios educacionais para sistematizar o ensino, como norteador para nossa discussão. Para que isso ocorra se fará pesquisas bibliográficas sobre a temática proposta, levando em consideração a obra do filosofo, intitulada Emílio ou da educação, como base para o trabalho. Mostrando a forma educacional proposta pelo autor, que é baseada em um método que busca dar opções ao aluno para que ele possa escolher e tenha plena liberdade para decidir o que deseja aprender, respeitando sempre seus limites e suas necessidades, tendo o professor como um intermediador, orientador do conhecimento que não está ali para exigir nada do aluno, mas para auxiliá-lo nas suas descobertas. Vendo assim na criança mais do que um aprendiz em potencial, mas um ser humano capaz de aprender com sua experiência. Deste modo, o que pretendemos mostrar é como se dá esta forma educacional expresso na obra, mostrando como o professor neste modo de educação não deve olhar para criança como “um homem em miniatura”, mas sim como uma criança que tem seu próprio mundo e seu modo de apreender e conhecer as coisas.