LUCENA, Ivanilda Matias Bezerra De. O ensino de história através do lúdico. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7577>. Acesso em: 27/11/2024 21:23
Este Relato de Experiência tem como finalidade apresentar a vivência e a realização do PIBID, trabalho que foi desenvolvido através explanação de conteúdos didáticos de forma lúdica na Escola estadual Raul Córdula localizado no bairro Cruzeiro em Campina Grande.Nas últimas décadas nosso mundo ficou mais avançado do que no passado, ocorreu uma verdadeira revolução tecnológica a qual muitos dos nossos alunos não tem acesso ou o tem de forma errônea, uma vez que não a usa para se perceber como agente transformador de uma sociedade diante disso precisamos encontrar meios de levar conhecimentos históricos de forma lúdica para que os alunos não se sinta entediado nas aulas de História, uma vez que precisamos também competir com as facilidades que a Era da Informática oferece. É dever da escola e nosso enquanto co- formadores , contribuir para a formação de cidadãos conscientes aptos para decidirem e atuarem na realidade do mundo que vivemos, de modo comprometido com a vida e a sociedade. E cabe lembrar ainda que, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) salientam que: faz parte da profissão docente reconhecer que o saber escolar é construído na interlocução. Incorpora a dimensão do diálogo interpessoal, da diversidade cultural, das significâncias múltiplas de seus interlocutores. Cada situação de sala de aula requer escolhas didáticas específicas e reflexões sobre o processo construído coletivamente. (1998, p.81). Por isso desenvolvemos o projeto de jogos educativos como processo de ensino aprendizagem. O perfil dos aluno são entre 13 e 16 anos, com renda familiar de até 3 salários mínimos. Face a esse perfil o processo de ensino aprendizagem com jogos educativos foi considerado entre bom e ótimo e com boa efetividade por estimular os alunos a participarem do projeto. Objetivando estimular o interesse, a curiosidade científica e o índice de concentração dos alunos no ensino fundamental, como também mostrar a importância do PIBID na formação Acadêmica dos futuros professores e explicitar a contribuição que o mesmo trás no trabalho cotidiano do professor-supervisor dentro da sala de aula. Busco ainda mostrar a diferença que o PIBID faz na preparação e elaboração das aulas de História . Venho detalhar as atividades desenvolvidas durante a realização deste projeto, que teve como objetivo principal associar o Ensino da História encontrado nos livros didáticos com o Ensino Lúdico. Sendo assim, esse relato de experiência mostrará a importância das aulas dinamizadas para que se evite a evasão dos alunos desinteressados e desestimulados.