BEZERRA, Antero Reis et al.. Música como ferramenta de inclusão no ensino de espanhol. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7502>. Acesso em: 28/11/2024 01:07
Incluir é tornar acessível às pessoas algo que elas pensam ser difícil. Trabalhar a inclusão é dar possibilidade a alguém aprender novas maneiras de viver e ver as coisas. Dentro de uma proposta inovadora, acredita-se que a música aliada ao processo de aprendizagem é elemento que contribui para um novo olhar sobre a educação. Sua utilização como um instrumento facilitador, trará uma vivência mais clara de tudo aquilo que nos é apresentado no cotidiano, já que somos intrinsecamente movidos pelo sentimento, pela delicadeza e intuição musicais. Nesse caso, a apresentação de uma segunda língua (o espanhol), será facilitada, pois se faz necessária por vivermos em um mundo onde a globalização influencia no comportamento humano e que é cada vez mais competitivo. Quem não domina uma segunda língua, tem menos chances no mercado de trabalho e menos possibilidades de crescimento pessoal. Com o desenvolvimento de atividades lúdicas, a partir de canções, experimentações com objetos do dia a dia, aproveitando vivências do currículo real trazido pelo aluno à sala de aula, leitura de textos, tradução verbal e através de dicionários, exibição de vídeos e audição de obras, espera-se ampliar o conhecimento lexical e de mundo, trazendo à tona as problemáticas inerentes aos direitos como: alimentação, acesso à informação, novas tecnologias, entre outros. Assim sendo, almeja-se que após realizadas as atividades, os envolvidos no processo desenvolvam o entendimento básico de uma segunda língua e tenham consciência crítica para o enfrentamento de sua realidade, reconhecendo-se como agente de mudança em sua comunidade, pois mais do que quaisquer outros, eles a conhecem profundamente.