O TRABALHO PROPÕE UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA BUSCANDO COMPREENDER QUE RAZÕES E/OU MOTIVOS PODEM SER DECISIVOS PARA O INGRESSO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. INSPIRA-SE TANTO POR UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA QUANTO QUALITATIVA, POIS BUSCA VALORIZAR O CONTEXTO E AS EXPERIÊNCIAS DOS INDIVÍDUOS, AO MESMO TEMPO EM QUE SE CARACTERIZA POR UM DELINEAMENTO DESCRITIVO QUANTO AO TRATO COM DADOS ADQUIRIDOS. PARA A REALIZAÇÃO DA MESMA, ESCOLHEMOS ENQUANTO SUJEITOS A TURMA DO PRIMEIRO SEMESTRE DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI. NA SEQUÊNCIA FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS E POSTERIORMENTE ANALISADOS ATRAVÉS DE SENTIDOS INTERPRETATIVOS A QUAL SE VIU A POSSIBILIDADE DE ORDENAR TRÊS GRUPOS POR SEMELHANÇA DE RESPOSTAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA SINALIZAM A DIVERSIDADE DE SIGNIFICADOS QUE O INGRESSO NA LICENCIATURA POSSIBILITA, COMO TAMBÉM O QUE PODE SIMBOLIZAR O PROCESSO FORMATIVO INICIAL. ADEMAIS, AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE FREIRE (1996) E BLOCH (2001) FORAM FUNDAMENTAIS, DA MESMA FORMA AUTORES COMO ALMEIDA & CRUZ (2010), PESAVENTO (2005, 2007) E LüDKE & ANDRÉ (1986) FORAM ALGUNS QUE SE MOSTRARAM IMPRESCINDÍVEIS PARA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DA PRESENTE PESQUISA.