ESTE TEXTO TRATA DE UM ASSUNTO QUE TEM SIDO DISCUTIDO NOS DIVERSOS SEGMENTOS DA EDUCAÇÃO, ESPECIALMENTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS NOVAS TECNOLOGIAS. ELAS SE FAZEM PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA E TAMBÉM ESTÃO EM VÁRIAS ESCOLAS REGULARES QUE TRABALHAM COM A INCLUSÃO ESCOLAR. SÃO UM ALIADO IMPORTANTE PARA ESCOLARIZAÇÃO E A INDEPENDÊNCIA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, DIMINUINDO BARREIRAS PARA ESTES ALUNOS POSSAM SER ESCOLARIZADOS. AS NOVAS TECNOLOGIAS TEM TRAZIDO UMA GAMA DE SOFTWARES E PROGRAMAS QUE AUXILIAM A CONDUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS COGNITIVAS E SENSORIAIS. PESQUISA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL TEM COMO OBJETIVOS: IDENTIFICAR E DISCUTIR AS NOVAS TECNOLOGIAS ASSOCIADAS AO ENSINO INCLUSIVO NAS ESCOLAS REGUALES. ESTE TEXTO CONDUZ UMA REFLEXÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INSERIDAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COM DESTAQUE PARA AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, QUE SÃO O FOCO PARA O APROPRIAMENTO DO SABER E DA INDEPENDÊNCIA DOS ALUNOS DEFICIENTES. DESTA FEITA, A ESCOLA NÃO PODE FICAR À MARGEM DA MUDANÇA TECNOLÓGICA, EM ESPECIAL, AS ESCOLAS INCLUSIVAS, MAS PRECISA CRIAR ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE COMUNICAÇÃO, NOVOS ESTILOS DE TRABALHO, PRINCIPALMENTE, NOVAS MANEIRAS DE CONDUZIR E TER ACESSO AO CONHECIMENTO, UTILIZANDO AS MAIS VARIADAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS A FIM DE DESPERTAR NO ESTUDANTE, CADA VEZ MAIS O PRAZER DE ESTUDAR.